Paulinho marcou 63 golos em 153 jogos oficiais pelo Sporting de Braga, mas desde que deixou a "pedreira" e rumou ao Sporting, não só a equipa minhota passou a marcar mais, como os leões baixaram de rendimento, na concretização.
Corpo do artigo
No dia em que o ponta de lança regressa a Braga, para disputar um jogo de grande importância nas contas do título, pode concluir-se que o clube arsenalista, três meses após a transferência do avançado, tem mais motivos para estar satisfeito do que o opositor. A componente de negócio satisfez o objetivo da SAD dos guerreiros, que aspira a fazer, pelo menos, uma transferência do género por ano e não o fizera no último verão: 16 milhões de euros por 70% dos direitos económicos do avançado, com a mudança definitiva de Borja para o Minho (avaliada em três milhões de euros), mais a cedência de Sporar, com os leões a pagarem os salários do ponta de lança, até final desta época. Curiosamente, o lateral colombiano já marcou um golo, o mesmo pecúlio de Paulinho pela equipa leonina, enquanto o atacante esloveno, que hoje não pode jogar, já marcou por três vezes.
Só contabilizando os jogos da Liga, até à saída de Paulinho, o Braga tinha 24 golos em 15 jogos (média de 1,6 golos), sendo que nos 13 desafios posteriores apontou 25 golos (média de 1,92).
No Sporting, aconteceu o inverso: 33 golos em 15 jogos (média de 2,2), sendo que nos últimos 13 encontros os leões marcaram 18 golos (média de 1,38 golos).
Na antevisão do jogo de hoje, Ruben Amorim, técnico do Sporting, reiterou a confiança no avançado, que protagonizou a transferência mais cara de sempre do clube: "O Paulinho continua a ser o melhor avançado português", realçou o técnico leonino, saindo em defesa do jogador, que tem sido criticado pelo baixo rendimento. "Ele faz o trabalho que tem que fazer, e, a meu ver, está a fazer bem", frisou.
Carlos Carvalhal, treinador que orientou o dianteiro na primeira metade desta época, foi lacónico: "Percebo a questão, mas a mesma tem de ser feita ao treinador do Sporting", atirou o técnico do Braga, concluindo: "Houve uma oportunidade excelente para o clube de fazer uma venda e as soluções encontradas levam-nos a ter 58 pontos...".
Leões recebidos em clima festivo
Cerca de uma centena de adeptos recebeu ontem à tarde, em ambiente de euforia, o autocarro do Sporting, na chegada a Braga. Os apoiantes concentram-se junto ao hotel onde a equipa se instalou. Cânticos e lançamento de foguetes assinalaram o momento.
13609112
Al Musrati convocado e apto
Mesmo sem anunciar os convocados, Carlos Carvalhal garantiu que Al Musrati integra a convocatória. O médio líbio está a cumprir o Ramadão, mas como o jogo é à noite está apto a jogar. O técnico já não abriu o jogo foi quanto a eventual regresso do jogador ao onze inicial.
Pormenores
Juntando todas as provas, já marcou esta época 13 golos, incluindo dois pela seleção (três internacionalizações).
Marcou três na Liga pelo Braga (Belenenses SAD, Rio Ave e Boavista) e um pelo Sporting (Moreirense).
O valor da cláusula de rescisão é de 60 milhões. O contrato com o Sporting estende-se até julho de 2025.