
Guerreiros seguram passagem à próxima fase
Foto: Hugo Delgado/EPA
O Sporting de Braga venceu, este domingo, o Nacional por 4-2 e apurou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, num jogo que comandou quase sempre, mas em que permitiu um susto aos insulares.
Corpo do artigo
Ricardo Horta (10 e 15, este de penálti), Lagerbielke (44) e Victor Gómez (87) fizeram os golos dos minhotos, enquanto Miguel Baeza (54) e Chucho Ramírez (59) os dos insulares, relançando um jogo que se julgava resolvido ao intervalo.
O Sporting de Braga entrou muito melhor na partida e inaugurou o marcador após fuga pela direita de Victor Gómez: Fran Navarro simulou sem tocar na bola e Ricardo Horta, depois de picar a bola sobre o defesa, rematou a contar.
Logo a seguir chegou a grande penalidade, após mão de José Gomes na área, que o capitão bracarense converteu (15) - oitavo golo em todas as competições esta época.
Um remate de fora da área de José Gomes para defesa difícil de Bellaarouch (36) foi o melhor que um desgarrado Nacional fez na primeira parte e seria mesmo o Sporting de Braga a aumentar a vantagem, por Lagerbielke, novamente com Ricardo Horta na jogada: o internacional português cobrou um canto da esquerda e o internacional sueco, quase sem saltar, fez o terceiro dos arsenalistas.
Com o apuramento praticamente garantido, Carlos Vicens optou por descansar Ricardo Horta, pensando já no jogo de quinta-feira para a Liga Europa, em Glasgow, diante do Rangers, e bem cedo o Sporting de Braga podia ter feito o quarto golo, mas Victor Gómez, em excelente posição, atirou ligeiramente ao lado (52).
O Nacional teve, depois, uma grande reação e, em cinco minutos, fez dois golos, primeiro por Miguel Baeza, após boa jogada de Nourani, que com Valiier, entrou ao intervalo, e depois por Chucho Ramírez, aproveitando a pouca velocidade de Vítor Carvalho (59).
Bellaarouch evitou o empate do Nacional, aos 83 minutos, com uma grande defesa a remate de Paulinho Bóia, mas, aos 87 minutos, chegou o golo que finalmente trouxe alívio às bancadas, com Victor Gómez, de cabeça, a antecipar-se a Vallier, após canto de Lelo da direita.
