Minhotos efetuam testes à Covid-19 e voltam ao trabalho depois de domingo. Todos preparam retorno ao campo.
Corpo do artigo
É mais um passo para o regresso da bola em Portugal. O Sporting de Braga submeteu o plantel e staff a dois testes, um com zaragatoa para testar infeção ativa e outro serológico para testar imunidade à Covid-19, e, depois de amanhã, regressa ao trabalho de campo, com medidas de segurança no combate à pandemia.
Quase um mês e meio depois da paragem competitiva, devido ao coronavírus, os minhotos vão voltar à cidade desportiva, embora de forma individualizada, naquela que deverá ser a nova realidade de todos os clubes.
"O Sporting de Braga quer ser o exemplo, não só porque está a cumprir todas as recomendações das autoridades sanitárias, como está a ser ainda mais ambicioso e rígido. O importante é salvaguardar a segurança de todos", explicou Vítor Moreira, diretor clínico dos arsenalistas, ao sítio do clube.
12113180
O emblema do Minho entregou um manual de boas práticas a todos os jogadores e funcionários. "O comportamento vai ter de mudar. Não há partilhas de materiais e cada jogador terá a sua própria bola, higienizada", fez notar Vítor Moreira.
No início da semana, o Sporting foi a primeira equipa da Liga a voltar aos trabalhos de campo individuais, com uma distância de 10 metros entre os jogadores. Antes, a 13 de abril, o Nacional, que lidera a LigaPro, foi a primeira equipa profissional a regressar à ação nos mesmos moldes.
Com as reuniões entre clubes e Liga a sucederem-se e uma vontade imensa que as ligas sejam retomadas em junho, o JN apurou que há uma ideia praticamente generalizada que as restantes equipas terão de regressar aos treinos até 4 de maio. É esta a data que tem sido atirada para cima da mesa nas conversas por videoconferência. O cenário encontra-se, porém, à condição, dependendo das medidas da Direção-Geral da Saúde e do Governo, que irá pronunciar-se na próxima semana.
12106890
O Belenenses SAD, por estar em lay-off, está numa situação diferente, mas o JN apurou que a estrutura e o plantel estão em sintonia e querem regressar ao ativo o mais rapidamente possível.
Em Espanha, o cenário é diferente e a própria Liga solicitou aos clubes o adiamento do recomeço dos treinos, que estava previsto para depois de amanhã. O revés deve-se à falta de autorização das autoridades de Saúde espanholas.