A judoca Telma Monteiro, na categoria de -57 kg, desistiu, esta quinta-feira, na repescagem dos Europeus em Zagreb, onde Catarina Costa (-48 kg) conquistou a medalha de bronze.
Corpo do artigo
A judoca Catarina Costa conquistou a medalha de bronze em -48 kg nos Europeus em Zagreb, ao vencer no combate decisivo a primeira favorita, a sérvia Milica Nikolic, por waza-ari.
Catarina Costa, de 27 anos, que se encontra na corrida aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, somou a sua terceira medalha consecutiva em Europeus, depois de ter alcançado duas medalhas de prata, em Sófia 2022 e Montpellier 2023.
A competição, que se iniciou, hoje, em Zagreb, marcou o regresso da judoca de Coimbra aos tatamis, depois de cerca de cinco meses de ausência, sem competir desde dezembro após uma cirurgia ao cotovelo e também uma entorse.
Igualmente de regresso após lesão, Telma Monteiro, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016, entrava com o objetivo de somar pontos na corrida a Paris 2024, mas teve uma competição a "meio gás", com duas vitórias e duas derrotas.
Após derrotar a britânica Lele Nairne (24.ª) e a francesa Priscilla Gneto (15.ª), ambas por waza-ari, e perdido com a alemã Pauline Starke (12.ª), por ippon, a judoca do Benfica sentiu, aparentemente, um toque no joelho esquerdo, o mesmo a que foi operada após sofrer em novembro uma rotura do ligamento cruzado, frente à sérvia Marica Perisic (nona), com quem discutia o acesso à luta pelo bronze.
Ana Hormigo explicou o motivo para a saída de Telma Monteiro aos seis minutos do seu quarto combate e quando já tinha efetuado três sempre com período extra de tempo para além dos quatro minutos iniciais, um dos quais a atingir quase os 10 minutos.
"Tudo tranquilo, o joelho está ok. Fez um excelente teste, que era o objetivo principal. E quatro combates com atletas de topo", assinalou, à agência Lusa.
"A Telma sabia que ao mínimo incómodo era para parar. É normal, também pela fadiga acumulada pelos combates e especialmente pelos "golden scores". Estão em jogo os Jogos Olímpicos. Se fosse outra prova, continuaria, mas, como disse, como prova de teste não vale a pena arriscar nada", justificou a treinadora.
A judoca portuguesa, atual 29.ª do mundo, competiu nos seus 18.ºs Europeus, competição em que é recordista feminina de medalhas (seis de ouro, duas de prata e sete de bronze).
Telma Monteiro, que está em lugar elegível para Paris 2024, mas em quota de realocação, ainda pode ter mais três competições a pontuar, os Grand Slam do Tajiquistão e do Cazaquistão e os Mundiais de Abu Dhabi, em maio.
Também em Zagreb, Rodrigo Lopes (-60 kg) foi o único dos não olímpicos a disputar dois combates, perdendo ao segundo, enquanto Raquel Brito (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg) e Miguel Gago (-66 kg) foram derrotados na estreia.