Roberto Martínez anuncou, esta sexta-feira, a convocatória para os próximos desafios da seleção nacional. Bruma e Matheus Nunes são estreias nos nomeados do técnico espanhol, que conta com o regresso de Pepe.
Corpo do artigo
Roberto Martínez, selecionador de Portugal, anunciou, nesta sexta-feira, a lista de convocados para os encontros com o Liechtenstein e Islândia, a contar para o Grupo J do apuramento para o Europeu de 2024, já garantido pela equipa das quinas.
Em relação à convocatória anterior, o técnico espanhol apresentou duas grandes novidades, com a estreia de Matheus Nunes, médio do Manchester City, e Bruma, avançado do Braga. Martínez convocou ainda Pepe, central do F. C. Porto, que estava a contas com uma lesão em outubro.
"Temos o estágio agora para terminar a fase de apuramento. Mas depois temos estágio de março, muito importante. A porta da Seleção está sempre aberta, mas precisamos de continuidade. Precisamos de criar um grupo competitivo. É difícil ter uma lista de 23 jogadores quando temos muitos mais. A resposta é clara. O trabalho mais difícil para mim e para a minha equipa técnica é reduzir a lista a 23. Agora o foco é jogo com o Liechtenstein e a Islândia, poder terminar esta fase de apuramento histórica da melhor maneira possível", começou por dizer.
"Estamos a acompanhar Bruma desde janeiro. Cresceu muito na época passada, agora tem experiência na Champions e um papel importante. E é o perfil. Perdemos o Pedro Neto, jogadores que podem dar o que ele dá são o Bruma e o Galeno. O Bruma mereceu e tem oportunidade. Danilo está lesionado, dá oportunidade a outro jogador de perfil diferente e o Matheus, que esteve noutro estágio, tem oportunidade. E está num balneário que ganhou tudo, agora tem jogado. Pode dar-nos valências diferentes. Não é questão de não escolher um jogador, é questão de escolher outros. Temos muitos aspetos que valorizar e fazemo-lo de forma muito honesta", sublinhou, quando questionado sobre a convocatória de Bruma e Matheus Nunes.
Se estamos a ganhar sempre é porque os jogadores têm compromisso e trabalho muito bom. Mas precisamos de estar em situações diferentes. Podemos fazer isso no estágio de março e nos jogos antes do Europeu. Agora é importante ser perfeitos. As fases de apuramento são isso. Precisamos de estar o melhor possível e isso prepara para quando a equipa tem adversidade e consegue reagir melhor. Oito jogos que nos deram informação, clareza do que precisamos de trabalhar, e vamos continuar neste caminho para estarmos preparados", concluiu Roberto Martínez.
Com apuramento garantido, na próxima quinta-feira, pelas 19.45 horas, Portugal defronta o Liechtenstein, em Vaduz, e três dias mais tarde, à mesma hora, recebe a Islândia no Estádio José Alvalade.
Eis os 26 chamados:
Guarda-redes: Diogo Costa (F. C. Porto), Rui Patrício (Roma), José Sá (Wolverhampton)
Defesas: João Cancelo (Barcelona), Nélson Semedo (Wolverhampton), Diogo Dalot (Manchester United), Pepe (F. C. Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting) e Toti Gomes (Woverhampton)
Médios: Ruben Neves (Al-Hilal), João Palhinha (Fulham), Vitinha (PSG), João Neves (Benfica), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio (Al Nassr) e Matheus Nunes (Manchester City)
Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (PSG), Bruma (Braga), João Félix (Barcelona), Diogo Jota (Liverpool), Ricardo Horta (Braga) e Rafael Leão (Milan)