Técnico venceu os três jogos na Cidade Berço e mantém-se invencível com os minhotos.
Corpo do artigo
Se a estatística vencesse jogos, os encarnados liderados por Bruno Lage veriam o duelo frente ao Vitória de Guimarães, domingo (20.30 horas), na Cidade Berço, como mais um triunfo na casa dos minhotos, única realidade que o treinador viveu com as águias naquele palco.
O técnico só conhece o triunfo nas três visitas à cidade minhota e todos pelo mesmo resultado: 1-0. Foi assim em 2019, quando ali jogou por duas vezes, em apenas cinco dias (13 e 18 de janeiro), em duelos da Taça de Portugal e da Liga. O terceiro êxito sucedeu já em 2020, também no início de janeiro (dia 4), num encontro da Liga. Cervi, Seferovic e João Félix assinaram os tentos destes triunfos.
A supremacia da equipa benfiquista sob o comando de Bruno Lage manteve-se também no duelo da primeira volta da atual Liga, na Luz, ao triunfar por 1-0, golo de Akturkoglu. Na única vez que os minhotos não cederam registou-se um empate sem golos, numa batalha para a Taça da Liga, na época 2019/20. Quatro triunfos e apenas um empate, numa tendência que os benfiquistas desejam por certo manter no confronto de amanhã. Mas, apesar da boa onda do treinador, o Benfica não tem acompanhado a mesma curva nos últimos compromissos em Guimarães, já que não venceu nenhum dos últimos três encontros – terminaram todos empatados. Foi assim a época passada (2-2) e na anterior (0-0) e num jogo da Taça da Liga (3-3), em 2021. Para encontrar o último triunfo dos encarnados em Guimarães é necessário recuar a 2021. Aí, o bis de Yaremchuck e um golo de João Mário levaram as águias à vitória (3-1).
No plano global, o Benfica ganhou 50 dos 89 duelos na Cidade Berço. Mas a estatística por si só não vence confrontos e o Benfica terá de dar ao pedal se quiser sair do Minho com os três pontos e manter a rota do topo da Liga. É que o onze de Luís Freire, em 14 jogos caseiros, na Liga, só caiu diante do F. C. Porto (0-3), em setembro, na sexta jornada. E nos 22 encontros realizados em casa, em todas as provas, só perdeu mais uma vez: 0-4 com o Bétis, na Liga Conferência. Ganhou 14 jogos e empatou seis.