Comité Olímpico francês é alvo de buscas pelas autoridades locais, em causa estão suspeitas de desvio de dinheiro.
Corpo do artigo
Decorreu, na manhã desta terça-feira, uma operação de buscas ao Comité Olímpico francês, em Paris, por suspeitas de desvio de fundos.
Em comunicado enviado à agência Reuters, o comité informou que "está a cooperar com os investigadores". O comité francês negou, ainda, qualquer desvio de dinheiro.
Uma fonte próxima ao processo confirmou igualmente à agência France-Presse estarem a decorrer buscas, estando as mesmas a cargo do Gabinete Central de Combate à Corrupção, Delitos Financeiros e Fiscais e pela Brigada financeira da polícia judiciária de Paris.
Em abril de 2021, dois relatórios da agência francesa anticorrupção sobre a organização dos Jogos Olímpicos de Paris2024 já apontavam para o risco “de quebra” nos valores de honestidade administrativa e em “conflito de interesses”.
Os relatórios incidem sobre o COJO, mas também sobre a Solideoe, empresa responsável pelas obras para o evento, com os inspetores da agência anticorrupção a considerarem que existem compras “imprecisas e incompletas” e situações de potencial conflito de interesses.
A capital francesa vai organizar, entre 26 de julho a 11 de agosto do próximo ano, os Jogos Olímpicos.