Coletividade passa por momento de reestruturação diretiva após as primeiras eleições em 25 anos.
Corpo do artigo
Em Vila do Conde, o Clube Desportivo José Régio é um dos principias emblemas formadores da cidade. Em outubro de 2022, foi eleita uma Direção, algo inédito, pois até àquela altura tinha sido uma Comissão Administrativa a gerir os destinos do clube. E tudo ganhou outra forma, iniciando-se um novo ciclo.
Hugo Linhares, coordenador técnico, diz que atualmente "o panorama diretivo alterou-se e temos gente nova com vontade de renovar e melhorar". Quanto ao processo de reestruturação, Hugo Linhares acrescenta que a "nova equipa tem feito o trabalho de uma forma entusiasmante". O clube vilacondense conta com três equipas de formação do setor masculino (sub-14, sub-16 e sub-18) e uma no feminino (sub-14). O escalão de minibasquete tem ganho força a nível interno com a participação de cada vez mais jovens. Um dos fatores que tem levado a esse crescimento é a "realização de ações que pretendem massificar e aumentar o número de atletas no clube". Uma iniciativa que visa isso mesmo é a capacidade de proporcionar nas escolas de Vila do Conde uma "atividade semanal totalmente gratuita para os jovens experimentarem a modalidade". Em relação ao destino do emblema vilacondense, Hugo Linhares salienta que "o futuro é risonho" e aponta como meta "o objetivo de 200 atletas inscritos em todos os escalões".
Sara Ferreira, treinadora do minibasquete, realça a importância de transmitir valores aos atletas mais jovens: "Uma das coisas que ouvi desde que cá estou é que o clube tem de criar pessoas antes de criar máquinas de basquetebol". "Incutimos o valor do trabalho em equipa e o aprender a respeitar os outros", acrescenta.
Pedro Gonçalves, treinador dos sub-16 masculinos confessa que o maior desafio que encontrou foi "perceber que os atletas tinham algumas dificuldades ao nível da competência do treino".
Formar homens
O quadro desfavorável ganhou mais impacto com as "lacunas provocadas pela covid". Os objetivos propostos no início da época assentam na capacidade de desenvolver os princípios de cada atleta. "Formar Homens é a prioridade, incutindo rigor e exigência. Não nos podemos contentar com pouco e com a mediocridade", finalizou, convicto.