Sporting B utilizou Plata, da equipa A, num dos últimos três encontros, algo que o regulamento não permite. Interpretação entre jogos e jornadas causa imbróglio.
Corpo do artigo
Marítimo B, Pedras Rubras, Sporting B, Oriental e, à boleia, o Estrela da Amadora são partes integrantes e interessadas no recente caso no Campeonato Portugal. Marítimo B ou Sporting B, dependendo da interpretação dos regulamentos, que impedem a utilização de jogadores da equipa A nas últimas três jornadas da prova, arriscam-se a perder três pontos, para além de uma pena acessória. Um eventual castigo aos leões permite ao Estrela da Amadora celebrar, desde já, o apuramento para a fase de subida.
A 14 de março, em jogo da 20.ª jornada, o Marítimo defrontou o Pedras Rubras (vitória por 0-1) e utilizou três jogadores da equipa A, Mosquera, Diego e Kibe. O Pedras Rubras protestou, mas o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou a participação, justificando a decisão com o facto do Marítimo B ter "por disputar jogos referentes à jornada 12, 17 e 22 (...). Atendendo a que ao Marítimo B ficam ainda por disputar três jornadas, não pode o referido encontro da 20.ª enquadrar-se como um dos últimos três", lê-se na nota a que o JN teve acesso.
Seis dias depois, em jogo em atraso da 14.ª jornada, o Sporting B bateu (2-0) o Oriental Dragon e utilizou Plata, da equipa A. Acontece que esse foi o antepenúltimo encontro dos leões da fase regular, o que originou uma queixa do Oriental Dragon, à qual o Estrela se associou posteriormente.
A FPF tem agora a "batata quente" nas mãos e hoje, apurou o JN, deverá debruçar-se sobre o caso.
O que diz o regulamento de competições?
Segundo os regulamentos, considera-se jogador da equipa A qualquer um que tenha sido utilizado num jogo da formação principal. Nesse caso, Mosquera, Diego e Kibe, do Marítimo B, e Plata, do Sporting B, encaixam no critério, pois já foram utilizados esta época na primeira equipa. Por exemplo, Luiz Phellype, do Sporting, tem jogado na equipa B e não é considerado jogador de equipa A, pois ainda não foi utilizado por Ruben Amorim. "Aguardamos que seja reposta a verdade. Que a transparência que a FPF tanto apregoa seja posta em vigor", diz ao JN João Rodrigues, diretor desportivo do Pedras Rubras.