Medida foi aprovada, esta quinta-feira, em reunião de executivo de Vila do Conde e contempla a doação de uma parcela de 17 mil metros quadrados contígua à parte norte do complexo desportivo.
Corpo do artigo
O Rio Ave vai poder avançar com a ampliação do complexo desportivo, após a Câmara de Vila do Conde ter aprovado, esta quinta-feira, em reunião do executivo, a cedência de uma parcela de 17 mil metros quadrados junto à zona norte do estádio.
Nos terrenos agora disponibilizados será construído um novo campo de treinos e um mini-estádio, ambos com relva natural, destinados a reforçar as condições de trabalho das várias equipas do clube. O projeto contempla ainda a criação de zonas verdes, áreas de lazer e de estacionamento.
A intervenção enquadra-se num plano mais amplo de requalificação da zona, que o Rio Ave quer implementar por fases. Numa etapa seguinte, está prevista a construção de um edifício de apoio ao futebol profissional, bem como de uma nova bancada nascente e a renovação dos dois principais relvados sintéticos da academia.
A autarquia, liderada pelo socialista Vítor Costa, justificou a decisão com o impacto positivo que o projeto poderá ter a vários níveis. “Trata-se de uma medida com visão e responsabilidade, validada tecnicamente, que reforça o papel do clube na promoção do desporto e da coesão social”, afirmou o presidente da câmara, que sublinhou ainda o compromisso do município "com o desenvolvimento desportivo e urbano de Vila do Conde".
O Rio Ave, por sua vez, agradeceu o apoio municipal e destacou a importância estratégica do passo agora dado, quer para o crescimento da estrutura desportiva, quer para a criação de uma nova centralidade urbana na zona nascente da cidade. “Será uma oportunidade para melhorar significativamente as condições de trabalho das nossas equipas e consolidar a aposta na formação”, sublinhou a direção liderada por Alexandrina Cruz.