A Organização Mundial de Saúde instituiu, já há alguns anos, o 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física.
Corpo do artigo
E Gondomar, sendo a Cidade Europeia do Desporto 2017, não poderia deixar de assinalar a data, tanto mais que, ao longo deste ano, a autarquia tem vindo a dizer um claro "Não" ao sedentarismo e a convidar toda a comunidade a sair de casa e a movimentar-se.
Com uma programação que inclui mais de 350 eventos desportivos destinados à população gondomarense, a autarquia optou por celebrar este dia de uma forma original e decidiu levar o desporto para dentro de portas.
Ao longo do dia, vários professores de Educação Física convidaram os funcionários autárquicos, especialmente os que desempenham funções administrativas, a fazer cinco ou dez minutos de pausa para praticarem uma atividade física.
"Queríamos celebrar a data de uma forma diferente. Uma vez que a comunidade já tem uma série de eventos em que pode participar, decidimos surpreender e virar as atenções para os nossos colaboradores administrativos que passam oito horas diárias sentados", avançou Sandra Almeida, vereadora do Desporto, explicando em que consistiu a iniciativa: "Promovemos exercícios de mobilização articular e correção de posturas. Quisemos dar aos nossos funcionários ferramentas para que possam repetir estes exercícios diariamente no local de trabalho e assim se sentirem mais confortáveis".
"Esses cinco minutos de pausa no trabalho para se movimentarem um pouco são uma coisa simples e perfeitamente exequível de fazer e contribuem para mudar o estilo de vida de cada um", frisa Sandra Almeida.