Câmara desafia F. C. Porto a criar produto que celebre imaginário coletivo da cidade
A Câmara do Porto desafiou cinco marcas da cidade – F. C. Porto, Castelbel, Arcádia, Casa da Música e Mesh – a criaram produtos que celebrem o imaginário coletivo dos portuenses.
Corpo do artigo
De acordo com um protocolo assinado entre a autarquia e as cinco entidades, cada uma das marcas vai criar um produto alusivo a cada um dos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, audição e tato.
“O objetivo é que o F. C. Porto crie um produto visual, tendo como bússola a resposta mais dada à pergunta ‘Se o Porto. fosse uma imagem, qual seria?’. Já a Castelbel fica responsável por criar um artigo que 'cheire' à Porto, enquanto a Arcádia vai colocar mãos à obra para produzir uma iguaria, que, uma vez saboreada, faça lembrar a Invicta. A Casa da Música, por sua vez, vai ficar encarregue por criar uma melodia que desperte o sentido da audição e remeta para o som que mais se associa ao Porto. Já a Mesh, uma reconhecida marca de joias, terá o desafio de conceber uma peça com a textura que melhor se assemelhe com a cidade”, pormenoriza a autarquia.
A iniciativa, que se insere no décimo aniversário da marca Porto., terá por base “as respostas dadas pela população a questionários respondidos há uns meses”. "O facto de nos associarmos a marcas da cidade interessa-nos muito. Vocês fazem parte do quotidiano da cidade, são entidades muito representativas daquilo que é o tecido institucional e cultural do Porto", afirmou o presidente da Câmara, Rui Moreira, na cerimónia de assinatura dos protocolos.Segundo a autarquia, a caracterização sensorial do Porto, feita a partir da análise de todas as respostas dadas pelos participantes do questionário, será materializada numa exposição imersiva e experiencial, que, brevemente, estará patente no edifício dos Paços do Concelho.