O piloto estoniano Otto Tanak terminou a segunda etapa do Rali do México no fundo de um lago. Vídeos mostram o acidente, por fora, e por dentro, com a água a invadir o habitáculo em segundos. Carro esteve dez horas submerso, mas voltou à estrada.
Corpo do artigo
Otto Tanak perdeu o controlo do Ford Fiesta de competição durante a segunda etapa do Rali do México, que começou na sexta-feira e termina este domingo. Ao sair de uma curva, embateu num talude, saiu de estrada pelo lado oposto, ribanceira abaixo até um lago.
As imagens mostram o piloto e o co-piloto, Raigo Molder, a sair rapidamente do carro, sem quaisquer ferimentos. Tanak ainda parece afundar a traseira do carro, antes de nadar para a margem, acompanhado do copiloto.
[Youtube:SPnjMhXNQ3Y]
À espetacularidade das imagens do acidente, visto de fora, a página do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) no Youtube, acrescentou o vídeo da câmara do cockpit, que mostra o despiste visto por dentro.
O carro cai pela ribanceira, capota uma vez e cai no lago na posição certa. A água entra rapidamente no Fiesta, mas os pilotos são rápidos a deixar o carro, sem consequências físicas. O co-piloto não largou as notas de corrida, e nadou para margem com as folhas na mão.
[Youtube:49rTRmTW2sc]
A viatura ficou submersa durante 10 horas, mas este domingo volta à estrada. Em três horas, a equipa da M-Sport reconstruiu as partes inundadas do carro. Os mecânicos secaram o motor, instalaram um novo depósito de combustível, mudaram o turbo, a caixa de velocidades, componentes eletrónicos e uma miríade de outras peças pequenas.
"Isto é algo que nunca tínhamos visto antes", disse Otto Tanak, elogiando o trabalho da equipa de mecânicos. "O carro esteve o dia todo submerso no fundo do lago, cheio de água, e a equipa teve apenas três horas para o reconstruir", acrescentou o piloto, ainda a tempo de participar no terceiro e último dia de prova.