Números a favor do leão. Líder à entrada para a ronda final só não foi campeão há 70 anos.
Corpo do artigo
Na história do futebol português, esta é a 32.ª vez que um campeonato se decide na última jornada e a estatística joga (muito) a favor do Sporting, pois nas 31 épocas anteriores em que isso sucedeu só numa ocasião o posto de líder à entrada da derradeira ronda mudou de dono no fim da prova: há 70 anos, na temporada de 1954/55, o Belenenses entrou para a jornada final com um ponto de avanço sobre o Benfica, mas empatou com o Sporting e o triunfo das águias sobre o Atlético bastou-lhes para fazerem a festa, apesar de os dois clubes terem acabado com os mesmos pontos, devido à vantagem no confronto direto com a equipa do Restelo.
De resto, sempre que Sporting ou Benfica chegaram ao último jogo na frente da classificação, sagraram-se sempre campeões nacionais.
Desde que a vitória num jogo passou a valer três pontos (1995/96), houve oito campeonatos que chegaram à última jornada ainda sem o vencedor definido, mas o líder manteve-se após o derradeiro jogo. Dessas oito vezes, apenas uma colocou Sporting e Benfica a discutir o título no fim, em 2015/16, época em que as águias chegaram à última jornada com dois pontos de avanço sobre os leões, acabando por carimbar o título graças a uma vitória na Luz sobre o Nacional da Madeira
Há duas temporadas (2022/23), na última vez em que o cenário atual se verificou, o título foi disputado na derradeira ronda por Benfica e F. C. Porto, com a equipa lisboeta a segurar uma vantagem de dois pontos sobre os dragões, ao vencer na Luz o Santa Clara.