Camille Dias termina slalom em 40.º no dia do primeiro ouro para a Ucrânia em Sochi
A Ucrânia conquistou, esta sexta-feira, a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno, enquanto a esquiadora portuguesa Camille Dias terminou na 40.ª posição o "slalom", no 15.º e antepenúltimo dia de competição.
Corpo do artigo
Em Sochi, na Rússia, a equipa ucraniana feminina de biatlo conquistou a estafeta de 4X6 km, à frente da Rússia, prata, e Noruega, bronze, e dedicou o primeiro ouro às pessoas que morreram durante os motins que têm ocorrido em Kiev.
O presidente do Comité Olímpico da Ucrânia, o antigo saltador com vara Sergey Bubka, afirmou mesmo que esta vitória "pode unir o país e ajudar à paz".
Nas montanhas de Rosa Khutor, a norte-americana Mikaela Shiffrin, de apenas 18 anos, juntou o título olímpico à vitória no último campeonato mundial e tornou-se nas mais jovem campeã de slalom.
Shiffrin terminou a prova com apenas 0,53 segundos de vantagem sobre as austríacas Marlies Schild, que ficou com a prata, e Katrin Zettel, que ficou com o bronze.
Nesta categoria, a portuguesa Camille Dias ficou na 40.ª posição, com um tempo total de 2.08,24 minutos, a 23,96 segundos da vencedora.
No seu slalom, a atleta lusodescendente, de 17 anos, gastou 1.05,24 minutos na primeira manga e somou mais 1.03,26 na segunda, terminando na metade superior da tabela, entre 88 inscritas.
No hóquei no gelo, numa reedição da final de 2010, o Canadá derrotou os Estados Unidos nas meias-finais, por 1-0, e vai tentar alcançar novamente o ouro perante a Suécia, que bateu a Finlândia, por 2-1.
No curling, o Canadá conquistou o título olímpico masculino, depois de já ter arrecadado o feminino, ao bater a Grã-Bretanha.
O 15.º dia de competição ficou também marcado pela revelação dos dois primeiros casos de dopagem, um dos quais envolve uma dupla campeã olímpica, a alemã Evi Sachenbacher-Stehle (biatlo).
Além da germânica, também foi apanhado nas "malhas" do controlo antidopagem um dos componentes da equipa italiana de bobsleigh.