Depois do futebol, o andebol, basquetebol, patinagem e voleibol. A Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APVC) alargou, nesta quinta-feira, a campanha "#Sintam-se em casa" às modalidades, pretendendo "contribuir para a criação de um grande movimento de saudável convívio desportivo".
Corpo do artigo
A APVC aproveitou o Dia Mundial do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz para anunciar uma iniciativa, que prevê a partilha "nas redes sociais de fotos conjuntas das duas equipas [em competição], com os atletas alternados". A campanha promove também a entrada de adeptos das duas equipas com a equipa de arbitragem para entrega da bola de jogo, momentos de convívio entre os adeptos das duas equipas, dos atletas com adeptos dos dois clubes e de adeptos da equipa visitante com jogadores da equipa visitada.
"Esta é uma campanha simbólica, mas que pretende recordar que as evidências que serviram de base ao modelo europeu de segurança dos espetáculos desportivos demonstram que a componente hospitalidade contribui decisivamente para decrescer tensões e hostilidade, aumentando dessa forma os níveis de segurança", refere a APVC.
O organismo liderado por Rodrigo Cavaleiro defende, ainda, que "ao contribuírem para um clima de hospitalidade entre adeptos visitados e visitantes, os promotores de espetáculos desportivos aumentam as probabilidades de os adeptos se sentirem bem-vindos, estimados e seguros nos espetáculos desportivos", o que atrai "mais famílias aos recintos desportivos".