O Benfica reconquistou o título na competição masculina, enquanto o Sporting consolidou o domínio na vertente feminina.
Corpo do artigo
O Benfica reconquistou, este domingo, o título de campeão nacional masculino de clubes de atletismo em pista coberta, sucedendo ao Sporting, que somou o 27.º triunfo no feminino.
Em Pombal, e um ano depois de terem desistido da competição, os encarnados asseguraram o 11.º título masculino, ao somarem 98 pontos, mais 28 do que o Sporting, que já venceu a competição em 18 ocasiões e que este domingo voltou a não pontuar numa prova, devido à desclassificação na estafeta 4x400 metros depois do triunfo na pista.
Os leões contestaram a decisão, falhando a presença no pódio da competição, com o responsável pelo atletismo do Sporting a admitir a desistência das provas coletivas. "Voltou a ser o mesmo juiz que ontem [no sábado] desclassificou o nosso atleta na marcha. Após isto, não vamos ao pódio, tal como aconteceu no corta-mato, e o Sporting vai repensar a participação nas competições de clubes", disse Carlos Silva, em declarações à agência Lusa.
Além da estafeta, o Benfica somou mais quatro triunfos nas sete provas masculinas disputadas hoje, por Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, Isaac Nader, nos 800 metros, Gerson Baldé, no salto em altura, Tsanko Arnaudov, no lançamento do peso.
No feminino, o Sporting conquistou o seu 27.º triunfo, o 12.º seguido, com mais uma jornada praticamente imaculada, no qual apenas foi batido por Joana Soares, do ACD Jardim da Serra, nos 3000 metros.
Patrícia Mamona, no triplo, Salomé Afonso, nos 800 metros, Olímpia Barbosa, nos 60 metros barreiras, Raquel Marques, no salto com vara, e a estafeta "leonina" dos 4x400 metros selaram o triunfo "verde e branco", com 101 pontos, face aos 74 amealhados pelas madeirenses do ACD Jardim da Serra.
O Sporting de Braga completou os pódios da 29.ª Nacionais de clubes em pista coberta, em ambos os casos a 37 pontos dos vencedores.