Ferrari, McLaren e Brawn GP e cinco outras escuderias anunciaram planos para criar um campeonato paralelo ao de Fórmula 1 em 2010, após a divergência nas negociações com a FIA.
Corpo do artigo
A Ferrari, que participa no campeonato desde a sua estreia, em 1950, a McLaren e a actual líder do campeonato, a Brawn GP, têm a companhia de Renault, Toyota, BMW Sauber, Red Bull Racing e Toro Rosso, entre os membros da Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) que anunciaram a rotura ao início do dia, em vésperas do GP de Inglaterra.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) encarou com desilusão, mas sem surpresa, esta intenção. "Estamos desiludidos, mas não surpreendidos, pela incapacidade da FOTA em encontrar um compromisso no melhor interesse no desporto", lamentou a FIA, cujo novo projecto de regulamento foi rejeitado pelas oito escuderias.
A FIA e a FOTA estão em conflito relativamente ao regulamento para 2010, feito pela FIA, que impõe um orçamento de 45 milhões de euros (que não inclui salários de pilotos e despesas de marketing).
O responsável da Red Bull, Christian Horner, avançou que as escuderias de Fórmula 1 contestatárias "não tiveram outra alternativa" do que a de avançarem para a organização de uma competição concorrente ao actual campeonato do Mundo.
"As posições endureceram dos dois lados. As escuderias ficaram com o sentimento de que foram o mais longe que poderiam, enquanto a FIA também pensa que foi o mais longe que poderia", explicou.
O líder da Red Bull acrescentou ainda: "Não tínhamos mesmo outra alternativa, porque se não queremos correr na Formula 1 com as regras que a FIA quer impor e se queremos continuar a competir, temos de procurar uma alternativa".
A FIA anunciou que não vai tornar pública até sábado a lista definitiva das equipas inscritas para o Mundial de Formula 1 de 2010, precisando que o limite para apresentar as candidaturas termina esta sexta-feira, em horário comercial europeu, mas só sábado será divulgada.
Da FOTA saíram, entretanto, a Williams e a Force Índia, que foram expulsas da associação por se terem inscrito no campeonato do próximo ano.