Organizados pela Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o município feirense, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada voltam a Santa Maria da Feira, 14 anos depois. A prova desenrolar-se-á entre os dias 21 e 23 de junho, em 13 freguesias do concelho.
Corpo do artigo
Esta sexta-feira, os Campeonatos Nacionais de Estrada arrancam com as provas de contrarrelógio, com partida e chegada no Europarque. Nos dois dias seguintes realizam-se as provas de fundo, que têm no castelo da Feira o seu ponto de partida e também a linha da meta.
“Somos, orgulhosamente, uma terra de glórias do ciclismo português. Este é, por isso, o tempo certo para o regresso pleno dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada a Santa Maria da Feira, na certeza de que viveremos três dias de grande fervor e entusiasmo num território que já deu tantas alegrias ao ciclismo profissional”, explica o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria.
Já Delmino Pereira, líder da Federação Portuguesa de Ciclismo, acrescenta que o evento “será, certamente, uma enorme festa desportiva, dado que a centralidade territorial de Santa Maria da Feira contribuirá para que muitos adeptos se desloquem de todo o país para verem correr os seus ídolos”. O dirigente aguarda, com “grande expetativa, “três dias repletos de intensidade competitiva, mas também de emoções e de encontros de toda a comunidade velocipédica nacional.
Organizados anualmente desde 1942, os Campeonatos Nacionais de Estrada determinam o campeão nacional nas categorias de masters, elites, sub-23 e paraciclismo.

