Candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos para o Mundial de 2030 entregue à FIFA
Os representantes das três federações entregaram o documento que oficializa a candidatura a Gianni Infantino, Presidente da FIFA, num evento que foi realizado esta segunda-feira, em Paris, nas instalações do organismo. A decisão oficial sobre o anfitrião do Mundial de 2030 deverá ser conhecida no final do ano.
Corpo do artigo
A candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos promete a realização do evento em dois continentes, visando, sobretudo, assinalar de forma simbólica o centenário do Mundial de seleções.
Nesse sentido, Fouzi Lekjaa, presidente da Real Federação Marroquina de Futebol, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Álvaro Miguel, Secretário-geral da Real Federação Espanhola de Futebol, entregaram a Gianni Infantino, presidente da FIFA, um dossier com todo o planeamento no que concerne a transportes, alojamentos, segurança, as cidades que irão acolher o evento e os respetivos estádios onde serão disputados os encontros.
"Os vossos três países já deram muito ao futebol. São países com uma grande paixão pelo jogo, grandes capacidades de organização e uma visão comum do que deve ser o futebol e os seus valores! É fantástico que tenham unido dois continentes de forma a alcançar o sonho de organizar o Campeonato do Mundo da FIFA. O futebol une o mundo e esta candidatura prova isso mesmo", disse Gianni Infatino.
Os dirigentes das três federações falaram um pouco sobre a visão da candidatura tripartida. Nesse sentido, Fernando Gomes abordou a agenda.
"É uma candidatura que inclui aspetos ambientais como um pilar estruturante do evento, uma candidatura que combina as necessidades da competição com as expectativas das cidades anfitriãs do Campeonato do Mundo, e uma candidatura que promove a inclusão e a diversidade para todos. Esta é a base sobre a qual assenta toda a nossa proposta!”, proferiu.
A decisão final sobre o anfitrião do Mundial de 2030 está prevista para ser oficilizada no Congresso da FIFA que se realiza no final do ano, a 11 de dezembro de 2024.