A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos no Maracanã mostrou a história do Brasil desde os indígenas. Uma das cenas mais emblemáticas foi a chegada das caravelas portuguesas, há 500 anos, quando o território era composto por uma imensa floresta.
Corpo do artigo
A história da cultura do país foi contada e ouviu-se a emblemática música "Garota de Ipanema" num imenso espetáculo de cor, som e também com efeitos virtuais a ilustrar o mar e a floresta. O verde foi a cor mais dominante até para mostrar a beleza natural do país.
5324293
Seguiu-se o desfile dos atletas que participam nesta edição dos Jogos Olímpicos, apresentado "como o grande momento" da cerimónia.
O porta-estandarte da missão portuguesa foi o velejador João Rodrigues. Quando a comitiva lusa surgiu (em 153.ª posição de um total de 207) e se ouviu o nome "Portugal" houve uma grande ovação no estádio. O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa aplaudiu os atletas lusos de pé, acompanhado pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles.