A comissão de Antidopagem suspendeu o seleccionador Carlos Queiroz, por seis meses, impedindo o treinador de exercer em Portugal e no estrangeiro durante o período do castigo. O castigo vai impedir que Queiroz oriente a selecção nos quatro próximos jogos de apuramento para o Euro2012.<br />
Corpo do artigo
O seleccionador português de futebol foi suspenso por seis meses por perturbação de um controlo antidoping, anunciou a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) em comunicado.
A pena mínima em que incorria Carlos Queiroz era de dois anos, mas a ADoP, segundo revelou à Agência Lusa fonte próxima ao processo, teve em consideração atenuantes, e reduziu o castigo para apenas seis meses.
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tinha punido Carlos Queiroz com um mês de suspensão e mil euros de multa, por ter considerado provado que este injuriou elementos da brigada antidoping no dia 16 de Maio na Covilhã.
No passado dia 24, a ADoP deliberou comunicar à FPF a avocação da decisão do CD sobre a acusação que pendia sobre Carlos Queiroz, decidindo sancionar o seleccionador com a suspensão por seis meses por perturbação de um controlo antidoping.
O CD considerou "parcialmente procedente" e deu "por provada" a acusação deduzida na nota de culpa contra o seleccionador nacional pelos insultos proferidos a 16 de Maio durante o estágio da selecção na Covilhã.
O CD entendeu ainda condenar Carlos Queiroz a uma multa de mil euros e arquivou o processo referente à violação da lei antidopagem (27/2009, de 19 de Junho), absolvendo o treinador do ilícito disciplinar por obstrução à realização dos controlos antidoping a jogadores da selecção.
Na nota, a ADoP adianta que as deliberações tomadas na reunião de hoje, segunda-feira, bem como a respectiva fundamentação, serão comunicadas ao seleccionador português, à FPF e à Agência Mundial Antidopagem.
De acordo com a legislação em vigor, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), com sede em Lausana, na Suíça, é a única instância de recurso do seleccionador português.
A suspensão da ADoP implica que Carlos Queiroz falhe os primeiros quatro jogos de Portugal no Grupo H de apuramento para o Euro2012.
Além da recepção ao Chipre, a 3 de Setembro, e da deslocação à Noruega, no dia 7, cuja ausência já era conhecida devido à suspensão federativa, Queiroz vai também falhar a recepção à Dinamarca, de 8 de Outubro, e o embate na Islândia, a 12.