Central Carmo sem minutos nos primeiros cinco jogos da época, algo nunca visto entre os reforços mais caros no Dragão.
Corpo do artigo
A derrota em Vila do Conde vai provocar mexidas na equipa portista para o jogo do próximo sábado à noite com o Gil Vicente, em Barcelos, uma das quais poderá abrir caminho à estreia de David Carmo.
O central está à espreita da titularidade, ao que tudo indica no lugar que tem sido de Marcano, depois de ter ficado fora do onze nos cinco jogos oficiais desta época: cumpriu castigo nos dois primeiros, diante de Tondela e Marítimo, devido a uma expulsão a fechar a temporada passada, ainda ao serviço do Braga, e não saiu do banco nos três seguintes, frente a Vizela, Sporting e Rio Ave, por opção.
Contratado no defeso, por 20 milhões de euros, Carmo igualou os médios Óliver Torres e Imbula na lista de reforços mais caros da história do F. C. Porto, num top-cinco que ainda inclui os brasileiros Hulk (19 milhões) e Pepê (15 milhões). Destes, o português é o único que não foi utilizado logo que ficou disponível: Imbula, Óliver, Hulk e Pepê alinharam no primeiro jogo depois de terem sido contratados (o primeiro como titular e os restantes a partir do banco).
Até agora, David Carmo só teve direito a minutos na pré-época e chegou a marcar no jogo de apresentação com o Mónaco, pouco depois de ter entrado, mas o golo viria a ser anulado por braço na bola do central antes do remate decisivo.
Marcano ganhou o lugar à custa da boa forma apresentada durante as primeiras semanas de treinos, beneficiando ainda do referido castigo federativo ao ex-Braga. Até ao desaire em Vila do Conde, o espanhol respondeu à aposta de Sérgio Conceição com exibições positivas, abrilhantadas com golos ao Marítimo e ao Vizela, o segundo decisivo numa vitória portista por 1-0.
Fora das contas do treinador, tem estado Fábio Cardoso, que na época passada respondeu quase sempre bem quando foi chamado, devido a lesões de Pepe.