<p>Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon, chega esta sexta-feira a Portugal, onde vai negociar a contratação de Lisandro López com Pinto da Costa. É o terceiro encontro entre o clube francês e o F. C. Porto. O cerco aperta-se por Licha.</p>
Corpo do artigo
O Lyon não desiste de contratar Lisandro López e vai avançar com uma cartada decisiva para garantir o atacante do F. C. Porto. Jean-Michel Aulas, amigo do presidente Pinto da Costa, chega hoje à cidade Invicta, onde irá apresentar uma tentadora proposta de 20 milhões de euros, uma oferta considerável e que prova bem o quanto o clube francês está disposto a fazer para contratar o internacional argentino. "Estarei no Porto amanhã [hoje] à noite para tentar concluir a transferência", revelou, ontem, o presidente do Lyon.
Será terceiro encontro entre as duas partes, depois de Pinto da Costa ter recusado uma proposta inicial de 12 milhões de euros, montante que aumentou, entretanto, para os 18 milhões. Foi o último valor discutido entre os clubes e que motivou uma segunda recusa do F. C. Porto. Nessa altura, o empresário Fernando Hidalgo, que representa os interesses do jogador, manifestou a sua insatisfação com o arrastar do processo e revelou, ao JN, que Lisandro López não irá renovar o contrato que termina em 2011. Uma medida de pressão que faz arder ainda mais a fogueira de um processo nada fácil e muito desgastante.
Agora, o Lyon vai voltar a subir a parada e oferece 20 milhões de euros, um valor que poderá não satisfazer, totalmente, os portistas face à capacidade negocial de Pinto da Costa, consciente de que os craques têm um valor de mercado ao nível das suas qualidades. Aliás, nos últimos dias correu em França que os azuis e brancos queriam 25 milhões de euros pelo avançado argentino, logo as negociações voltarão a ser duras e a exigir uma boa dose de paciência. Nesse quadro, o Lyon poderá tentar oferecer alguns bónus, em função do rendimento desportivo da equipa no campeonato francês, aliás à semelhança do que fez o Marselha que pode ter de pagar mais seis milhões na conclusão do negócio por Lucho González.
O Lyon tem um argumento de peso, desde logo a saúde financeira de quem encaixou 35 milhões de euros com a venda de Benzema ao Real Madrid. Mas, ontem, o clube francês viu subir os números da conta bancária com a transferência de Keita para o Galatasaray por 8,5 milhões de euros. Ora, isso perfaz um total de 43,5 milhões, uma agilidade económica que se cruza com a necessidade urgente de garantir jogadores para a linha ofensiva. No entanto, Lisandro López não é o único nome referenciado, o próprio presidente Jean-Michel Aulas admitiu o interesse em Gignac, Trézéguet e Rémy, mas o avançado argentino é uma prioridade.
Perante argumentos financeiros tão fortes, será muito difícil o F. C. Porto segurar Licha, que até já chegou a acordo com o Lyon por quatro temporadas. Só falta os dois clubes se entenderem. À terceira será de vez?