Inglaterra impede publicidade ao jogo nas camisolas. Liga e Governo afastam cenário no campeonato luso.
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Os clubes da Premier League acordaram recentemente retirar o patrocínio de casas de apostas e casinos das camisolas, correspondendo a uma revisão do Governo à atual legislação sobre jogos e apostas, que visa combater o vício do jogo. A medida aponta para uma revisão no setor da publicidade na sequência de uma consulta da Liga britânica aos seus filiados, com vista ao desenvolvimento de um novo código de patrocínios ao jogo responsável. O acordo coletivo pressupõe uma fase de transição para que os clubes se possam ajustar ao mercado e prevê a retirada da publicidade ao jogo nas camisolas até 2025/26. Com a entrada em vigor deste acordo, os clubes também não poderão ter patrocinadores nas mangas das camisolas, nem mostrar marcas de sites de apostas em painéis de publicidade, à volta do campo.
Em Portugal, tem-se assistido a uma explosão do patrocínio de casas de apostas nas últimas épocas e atualmente 12 das 18 equipas da Liga têm como "main sponsor" ou "partner" uma casa de apostas. Só Benfica (Fly Emirates), Rio Ave (Solverde), Vizela (Vizela), Arouca (CAP), Portimonense (Ceremony), e Gil Vicente (Barcelos) mantiveram as camisolas "imunes" ao mercado do jogo, que começa, aliás, na própria Liga, patrocinada pela Bwin, que permite um encaixe acima dos cinco milhões de euros àquele organismo.
De resto, o Placard é o site com mais equipas na órbita, com o logótipo nas camisolas de Boavista, Chaves, Famalicão e V. Guimarães. Enquanto a Solverde surge como patrocinador principal de Estoril, Santa Clara, Paços de Ferreira, Rio Ave e "partner" de Vizela e Arouca, na Liga. A Betano já só patrocina F. C. Porto e Sporting, depois do contrato com o Marítimo ter terminado recentemente. A Betano, aliás, só recentemente passou a sponsorizar as mangas da camisola oficial do Benfica. Outros clubes nesta lista são o Braga, com Moosh, e o Casa Pia, com o logo da ESC Online.
Embora consciente da evolução lá fora, nem a Liga de Clubes, nem a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, contactadas pelo JN, prevêem avançar com qualquer restrição aos patrocinadores associados ao jogo. As consequências para os cofres dos clubes seriam substanciais, já que para alguns esta é mesmo a segunda ou terceira fonte de receita, depois das transmissões televisivas e das transferências. Em 2022, o F. C. Porto anunciou um contrato com a Betano que garante um encaixe de cerca de cinco milhões de euros por época. O Sporting recebe cerca de quatro milhões e o Marítimo encaixava 500 mil euros.
O Braga recebe um milhão de euros da Moosh e a Placard paga cerca de 400 mil euros ao V. Guimarães. No caso da Solverde, os valores dos contratos variam conforme os clubes, mas começam nos 120 mil euros por temporada e são aumentados conforme são renovados. Estes contratos prevêm ações e ativações diversas ao longo da temporada, nos meios de comunicação dos clubes e incluem publicidade estática, o que traduz bem a dimensão de um negócio que afetaria muito os clubes no caso de um travão à publicidade ao jogo, num mercado português sem a dimensão de outros mercados europeus, com alternativas ao jogo.
Espanha e Itália juntam-se à Premier League
Movimento para barrar publicidade cresce nas grandes ligas. Cenário nos Países Baixos é diferente
A situação nos principais campeonatos da Europa varia muito de uns países para outros e se os há, como Espanha e Itália, onde a lei já não permite patrocínio ou publicidade ao jogo, outros como a França e os Países Baixos não restringiram a situação, nem pensam fazê-lo.
Os clubes da Série A não podem abrir portas ao patrocínio de casas de apostas desde que o Governo italiano endureceu as leis em 2019. Em dezembro de 2018, os clubes da Série A tinham 15 acordos de patrocínio com empresas de apostas. Entre eles estavam o contrato de 15,5 milhões de euros da Roma com a Betway para o patrocínio do equipamento de treino e um contrato publicitário para as camisolas da Lázio com a Marathonbet. Torino e Chievo também tiveram patrocinadores de casas de apostas nas costas das camisolas, mas todos tiveram de procurar alternativa. Em Espanha, os clubes encontraram as mesmas limitações no arranque de 2021/22. O presidente de La Liga, Javier Tebas, apontou um custo de 90 milhões de euros para os clubes e o prazo limitado para a entrada em vigor da legislação levou a que oito ficassem sem patrocinador quando a temporada começou.
Na Bélgica houve protestos contra a mudança e o ministro da Justiça, Vincent Van Quickenborne, lamentou "o tsunami provocado" ao anunciar um travão aos clubes a partir de 2025. Na Ligue 1, os clubes franceses continuam livres para celebrar acordos com a indústria de apostas. Montpellier (Partouche), Troyes e Estrasburgo (ambos Winamax) têm apoio visível da indústria do jogo esta época, e o Paris Saint-Germain fechou contrato no verão passado com o "Parions Sport" para os próximos três anos. E a Federação Francesa está a meio de um contrato de cinco anos com a Betclic.
Nos Países Baixos, a federação deixou claro que se opõe à proposta de proibição da publicidade de casas de apostas. A KNVB, a Liga que organiza o campeonato, com o apoio dos clubes, diz que se vai "longe demais" ao interromper receitas estimadas entre 40 e 70 milhões de euros por ano. AZ Alkmaar, Volendam e Fortuna Sittard têm patrocínios nas camisolas com empresas de apostas.
Clubes e patrocinadores
Portugal
F. C. Porto Betano
Sporting Betano
Braga Moosh
Casa Pia ESC Online
Boavista Placard
Chaves Placard
Famalicão Placard
V. Guimarães Placard
Estoril Solverde
Santa Clara Solverde
Paços de Ferreira Solverde
Rio Ave Solverde
PREMIER LEAGUE
Newcastle Fun88 e Bet365
Tottenham Fun88
Brentford Hollywood bets
Fulham W88
Wolverhampton ManBetx
West Ham Betway
Leeds Sbotop
Nottingham Forest Betbridge
Southampton Sportsbet
Ligue 1
PSG Parions Sport
Rennes Pokerstars
Montpellier Partouche
Estrasburgo Winamax
Troyes Winamax
Países Baixos
Liga chama-se Dutch Holland Casino Eredivise. A Dutch Holland casino é a empresa estatal holandesa que detém o monopólio legal do jogo na Holanda.
Fortuna Sittard BetCity
Az Alkmaar e Volendam têm patrocinadores secundários de jogo.
Bélgica
Club Brugge Unibet
Charleroi 777.be
Itália e Espanha já não podem ter patrocínios de casas de apostas. Alemanha não tem nenhum clube com publicidade ao jogo.