O piloto australiano Casey Stoner (Honda) conquistou, sábado, a sua quarta "pole position" da época em MotoGP, sendo o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, sexta prova do Mundial, que se realiza domingo.
Corpo do artigo
Depois do Qatar, Espanha e França, o campeão australiano voltou a ser o mais rápido na qualificação ao completar a sua melhor volta ao circuito de Silverstone em 2.02,020 minutos.
Stoner impôs-se ao italiano Marco Simoncelli (Honda), segundo classificado com mais 188 milésimos de segundo, e ao espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), líder do Mundial e actual detentor do título, que gastou mais 217 milésimos na sua melhor volta.
O piloto australiano efectuou na qualificação a volta mais rápida jamais realizada ao circuito de Silverstone, cujo recorde, em corrida, está na posse do espanhol Jorge Lorenzo desde 2010, com 2.03,526 minutos.
O nove vezes campeão do mundo, o italiano Valentino Rossi (Ducati), não conseguiu melhor do que o 13.º tempo, entre 16 pilotos, a 3,7 segundos da marca de Stoner.
Em Moto2, o espanhol Marc Marquez (Suter) foi o mais rápido (2.08,101 minutos), seguido do britânico Scott Redding (Suter) (a 497 milésimos de segundo) e do líder do mundial, o alemão Stefan Bradl (Kalex) (a 517 milésimos).
Na categoria de 125, onde alinha o português Miguel Oliveira (ausente por lesão), o melhor tempo na qualificação foi para o espanhol Maverick Viñales (Aprilia), com 2.14,684 minutos, seguido do seu compatriota e atual líder do mundial Nicolas Terol (Aprilia), a 36 milésimos de segundo, e do francês Johann Zarco (Derbi), a 582 milésimos.