O treinador do F. C. Porto, Sérgio Conceição, vai falhar o arranque da Liga, segunda-feira em Moreira de Cónegos, devido à expulsão de que foi alvo na Supertaça Cândido de Oliveira, mas o castigo do Conselho de Disciplina (CD) da Federação só será conhecido dois dias depois.
Corpo do artigo
A ausência no duelo contra o Moreirense justifica-se com o facto de as expulsões acarretarem uma suspensão automática, algo que, aliás, também se aplica ao capitão dos dragões, Pepe, que viu um cartão vermelho no clássico com as águias e falha a primeira jornada do campeonato.
Os dois clubes receberam, na passada quinta-feira, o relatório oficial do árbitro da partida, Luís Godinho, mas a notificação só começou a contar a partir do dia de hoje, sendo que F. C. Porto e Benfica têm dois dias úteis para exercer as respetivas defesas, caso entendam optar por essa solução.
Assim sendo, o prazo para a eventual contestação termina às 23.59 horas da próxima segunda-feira, mas ao contrário do que é habitual a divulgação do mapa de castigos do CD não será divulgado no dia imediatamente a seguir.
Tendo em conta que terça-feira é feriado, os castigos de Sérgio Conceição e Pepe só serão conhecidos na quarta e, caso seja aplicado um jogo de suspensão a cada um, a pena já terá sido cumprida frente ao Moreirense.
Além da suspensão e das multas a que certamente Conceição e Pepe não vão escapar, a secção não profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol poderá instaurar um processo disciplinar ao treinador do F. C. Porto pela recusa em aceitar, durante cerca de cinco minutos, a ordem de expulsão do árbitro Luís Godinho.