Célio Dias venceu, este domingo, o Open de Casablanca em judo na categoria de -90 kg, com Portugal a fechar a sua participação na competição, disputada em Marrocos, com quatro medalhas.
Corpo do artigo
No sábado, no complexo desportivo Mohamed V Maarif, Nuno Saraiva foi o vencedor em -73 kg, Ana Cachola foi a finalista derrotada nos -63 kg e Nuno Carvalho ficou com uma das medalhas de bronze nos -60 kg.
Atual 43.º do 'ranking' mundial, Célio Dias, vencedor do Open de Lisboa no ano passado, venceu sucessivamente adversários de Marrocos, Eslovénia, Suíça e de novo Marrocos.
A final foi resolvida em 51 segundos, com 'ippon' sobre o marroquino Imad Abdelaoui, bronze nos últimos Campeonatos Africanos e vencedor do Open de Tunes.
Na categoria de -81 kg, Diogo Lima (57.º mundial), foi ao quinto lugar, com duas vitórias e duas derrotas. Perdeu o combate por uma das medalhas de bronze contra o húngaro Szabolcs Krizsan.
Diogo Silva (88.º mundial) competiu na categoria mais pesada, os +100 kg, para ser sétimo, com uma vitória e duas derrotas.
No quadro de medalhas de Casablanca, Portugal ficou em segundo, com quatro medalhas (2/1/1), um registo só superado pela França, com 15 medalhas (6/4/5).
O Open de Casablanca pontua para o 'ranking' mundial e para a qualificação dos Jogos Olímpicos, atribuindo 100 pontos ao vencedor.