Resolvida a questão da renovação do treinador, é tempo de atacar o mercado de transferências. Morelos na lista.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição renovou até 2024 e o treinador já definiu os alvos prioritários para o reforço da equipa em 2021/22. Os dragões querem contratar um defesa central e um avançado que possam discutir, de imediato, um lugar na equipa titular e, para a frente de ataque, um dos nomes referidos não é novo: Alfredo Morelos, avançado colombiano do Rangers, volta a entrar no radar azul e branco e pode obrigar a um investimento elevado.
Pepe e Mbemba formaram a dupla de centrais mais utilizada por Conceição em 2020/21 e vão continuar a vestir de azul e branco na nova época, mas o técnico quer mais uma solução, até porque Sarr regressa ao Chelsea, após o empréstimo, e Marcano sofreu uma lesão grave que o fez perder quase toda a temporada passada. Sobra Diogo Leite, de 22 anos, que tem sido alvo da cobiça de vários clubes como, por exemplo, o Valência e cujo rendimento na fase final do Campeonato da Europa de sub-21 (ver páginas 4-5) pode motivar o assédio de outros clubes.
Marega por substituir
Na frente de ataque, o F. C. Porto já perdeu a principal referência dos últimos anos. Moussa Marega não renovou contrato e rumou ao Al-Hilal, Felipe Anderson não convenceu e regressa a Inglaterra, pelo que, para já, Mehdi Taremi, Toni Martínez e Evalnilson são os únicos avançados do plantel.
Os dragões terão, naturalmente, de ir ao mercado e, tendo em conta as características de Taremi e Toni Martínez, a ideia é apostar num avançado móvel, que possa descair para uma das alas quando for necessário, tal como fazia Marega. Um dos desejos é Alfredo Morelos, do Rangers, mas a operação não será barata. Na época passada, o clube escocês recusou uma oferta do Lille de 18 milhões de euros, pelo que o colombiano dificilmente será contratado por menos de 20M€.
Pepe eleito para o onze do campeonato
O capitão do F. C. Porto foi eleito um dos defesas centrais da Liga 2020/21 - o outro é Coates, do Sporting -, numa votação feita por todos os capitães e treinadores do campeonato português. Aos 38 anos, Pepe foi um dos destaques da equipa de Sérgio Conceição, somando 2186 minutos em 27 encontros da Liga, marcando dois golos. O luso-brasileiro registou 169 recuperações de bola e foi eleito o melhor jogador em campo em duas ocasiões.