Projeto "Cidade do Benfica" está em cima da mesa e visa concentrar o clube num local em Lisboa. Estádio é exceção
Corpo do artigo
O projeto da "Cidade Benfica" está ainda numa fase embrionária, mas foi anunciado por Rui Costa, na entrevista ao canal das águias, e visa incluir todo o universo estrutural dos encarnados, exceto o Estádio da Luz, num espaço na zona de Lisboa. A ideia, lançada pelo atual presidente, que lembrou que o centro de Alto Rendimento seria um "projeto do passado", não exclui também a saída do centro de estágio do Seixal, isto sempre numa perspetiva de longo prazo.
O projeto implica transferir o centro de formação do Seixal para o novo espaço? "Fica a área disponível para fazer o que se quiser lá dentro, é claro que não nasce do dia para a noite, não temos poço de petróleo, tem de ser feito com pés e cabeça", assegurou o dirigente.
O número um da SAD enfatizou a ideia que o plano poderia criar algum "frisson". "O que estamos a tentar finalizar é algo muito maior. Estamos a trabalhar para conseguir um espaço superior do que tínhamos inicialmente pensado para albergar o Benfica inteiro na zona de Lisboa. Um espaço em que todo o clube esteja junto, com exceção do Estádio. Se conseguirmos isso deixa de ser o Centro de Alto Rendimento para ser a Cidade Benfica. Já estamos a tentar finalizar, em trabalhos, e é um projeto único no mundo. Finalizando não haverá benfiquista nenhum que não sinta orgulho na Cidade", sublinhou Rui Costa, sem avançar um timing para o plano.
Programa alargado
Recorde-se que o projeto de alto rendimento, inicialmente pensado para as modalidades, e que o atual líder desejava ampliar ao râguebi e programa olímpico, esteve numa primeira fase perspetivado para o concelho de Oeiras, mas nunca passou do pensamento ou do papel.
O programa atual tem já a visão e adaptação do atual dirigente da SAD, mas só se perspetiva a longo prazo. A concentração de todas as estruturas do clube na zona de Lisboa pressupõe um espaço considerável, já que só a área do centro de estágio abrange cerca de 15 hectares.