Os amantes de provas equestres têm a oportunidade, neste domingo, dia 9, de apreciar a perícia dos cavalos e cavaleiros na segunda etapa do Campeonato Gondomar é D"Ouro, em hipismo, competição organizada pela Associação Centro Hípico de Gondomar (ACHG), de Jovim.
Corpo do artigo
Da parte da manhã estão agendadas as provas de gincanas, cruzes e os saltos de 50 centímetros, estando guardadas, a partir das 14.30 horas, as prova de 80, 90 e 100 centímetros. No final do dia haverá lugar uma corrida com póneis.
O trabalho da ACHG, presidida por Rosa Couto, vai, contudo, mais além do que esta iniciativa. Com 80 alunos, dos três aos 60 anos, esta associação propõe-se, em primeiro lugar, "a ensinar a montar e a respeitar os animais" e depois a formar cavaleiros para competirem.
"Já ganhamos vários títulos nacionais ao longo destes anos", avança a dirigente, anotando que o clube possui 22 cavalos, entre lusitanos, cruzados, raça alemã e belgas.
Paralelamente a esta vertente, e ciente do "poder curativo" destes animais, a ACHG disponibiliza aulas de hipoterapia. "Este contacto é muito importante quer a nível psicológico, quer motor. Funciona muito bem em pessoas com esclerose múltipla", explica Rosa Couto, que abraçou "o sonho de uma vida" há 12 anos.
Para quem nunca experimentou andar a cavalo, a presidente aconselha: "Venham fazer um batismo, vão ver que vale a pena. O tamanho do animal assusta, mas são bastante dóceis e transmitem muita tranquilidade".