A Red Bull encerrou os lançamentos dos carros da Fórmula 1 e, apesar de várias novidades, foi Christian Horner, CEO da equipa, quem roubou a atenção dos holofotes devido a um alegado comportamento impróprio.
Corpo do artigo
O CEO da Oracle Red Bull Racing enfrenta graves acusações de comportamento impróprio no ambiente de trabalho e até de enviar fotos íntimas a uma funcionária. A equipa não dá detalhes, mas confirmou uma investigação interna para apurar todos os factos desta acusação. Várias fontes relataram uma reunião em Milton Keynes, na sede da equipa no Reino Unido, com uma longa duração de oito horas.
Segundo o Motorsport Total da Alemanha, Horner foi aconselhado por vários membros da equipa a renunciar voluntariamente o cargo para evitar consequências maiores. Há também diversos relatos que tanto o ex-chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, e o atual CEO, Stefano Domenicali, estão a aconselhar o britânico a afastar-se de forma discreta. No entanto, o dirigente continua a descartar todas as hipóteses que o removam do cargo afirmando que “nega todas as acusações”.
Com o procedimento das investigações já há teorias de quem pode estar na sombra da aparente queda do dirigente desportivo. O Bild mencionou que Jos Verstappen (pai de Max) tem tido algumas desavenças e que o relacionamento já estava danificado há muito tempo.
A Red Bull foi a última de todas as equipas a apresentar o novo carro e, apesar de toda a polémica, mas Horner fez questão de estar presente em todos os procedimentos e vai estar inclusive nos testes de pré-temporada no Bahrain, revelando que a equipa o tem apoiado de forma substancial e que é a pessoa certa para o cargo.
Quanto ao RB20, apesar de a aparência visual ser a mesma, Adrian Newey, engenheiro dos campeões da Fórmula 1, surpreendeu toda a gente. Enquanto maior parte das equipas tenta replicar as ideias dos carros anteriores, a equipa austríaca optou por ir no sentido inverso e utilizar conceitos que não tiveram sucesso noutras equipas, como por exemplo o zeropod que foi uma aposta falhada da Mercedes.
Os pilotos parecem ter gostado das alterações admitindo que o carro está muito diferente. Depois dos primeiros testes em Silverstone, Max Verstappen diz estar ansioso para o experimentar mais vezes e ver do que realmente é capaz. Já Sérgio Pérez que teve o lugar incerto na equipa no final da temporada anterior, afirmou ver o ótimo trabalho realizado pela equipa.
Os campeões do mundo, no meio de um mar de polémicas, vão nesta nova temporada tentar continuar a supremacia da época passada. Os rivais procuram uma janela de oportunidade para se aproximarem do nível da marca de bebidas energéticas.