Champions já rendeu mais de 1300 milhões de euros aos clubes portugueses
A nova versão da Liga dos Campeões arranca, esta terça-feira, com a realização dos seis primeiros jogos da jornada inaugural. O campeão nacional Sporting defronta o Lille em busca dos três pontos e 2,1 milhões de euros, o valor que é, agora, atribuído por cada vitória na fase de liga da prova milionária.
Corpo do artigo
A principal competição de clubes da UEFA já teve vários formatos desde que a antiga Taça dos Campeões Europeus deu lugar à Liga dos Campeões, em 1992/93, e a presente temporada marca uma das principais renovações. A antiga fase de grupos torna-se num campeonato de 36 equipas em que cada uma defronta oito adversários diferentes em busca do apuramento direto (oito primeiros classificados) ou via play-off (do nono ao 24.º posto) para os oitavos de final.
O organismo que gere o futebol europeu também alterou o modelo de pagamento, com a presença na fase principal a passar a render 18,6 milhões de euros a cada emblema. Os prémios por vitória e empate foram reduzidos, respetivamente, para 2,1 milhões de euros e 700 mil euros, uma vez que, agora, são disputadas oito partidas contra as seis que eram jogadas no formato anterior.