Portugal nunca teve três equipas nos oitavos de final da Champions ao mesmo tempo. Missão é possível esta época, sendo que Sporting e F. C. Porto podem festejar já esta semana e Benfica terá sempre de esperar pela última jornada.
Corpo do artigo
Ao longo de 29 temporadas - desde que substituiu a Taça dos Campeões Europeus -, a principal prova por clubes da UEFA já teve vários formatos e diferentes formas de acesso, mas há algo que não mudou nestas quase três décadas: Portugal nunca teve três equipas ao mesmo tempo na fase a eliminar e, agora, tem uma oportunidade de ouro para o conseguir. Sporting, F. C. Porto e Benfica estão de olho nos oitavos de final, sendo que leões e dragões podem garantir o apuramento já esta semana enquanto as águias terão sempre de esperar pela última ronda.
Para se ter uma noção da dificuldade de estar entre os melhores basta verificar que, até esta temporada, só em seis ocasiões é que Portugal esteve representado por três clubes na mesma fase de grupos, não sendo surpresa que o patamar seguinte seja ainda mais complicado de conseguir.
Só por duas vezes é que dois representantes nacionais atingiram, ao mesmo tempo, a fase a eliminar da Champions, tendo a mais recente acontecido em 2016/17: o Sporting ficou pelo caminho na fase de grupos (quarto classificado num agrupamento com Borussia Dortmund, Real Madrid e Légia Varsóvia), mas Benfica e F. C. Porto chegaram aos oitavos de final, sendo eliminados, respetivamente, por Dortmund e Juventus.
Oito anos antes, em 2008/09, dragões e leões foram os únicos representantes lusos em ação, mas ambos ultrapassaram a primeira barreira. A equipa lisboeta atingiu os oitavos, onde foi esmagada pelo Bayern de Munique com um resultado de 12-1 no conjunto das duas mãos, enquanto os portistas eliminaram o Atlético de Madrid antes de caírem nos quartos de final frente ao Manchester United.
As contas do apuramento
O Sporting tem a matemática mais fácil para chegar aos oitavos desta época. Os leões "só" precisam de vencer, depois de amanhã, o Borussia de Dortmund, em Alvalade, por um mínimo de dois golos de diferença (por exemplo: 2-0, 3-1 ou 4-2), enquanto o F. C. Porto também pode festejar no mesmo dia. Para isso, os dragões têm de vencer em Liverpool e esperar que o Atlético de Madrid perca, em Itália, frente ao Milan.
Já o Benfica está a dois pontos do Barcelona e, caso vença amanhã em Espanha, ultrapassa os catalães no Grupo E. Se tal acontecer, na última jornada as águias só precisam de imitar, frente ao D. Kiev, o resultado que o Barça conseguir com o Bayern de Munique.
Dragões com larga vantagem sobre rivais
O F. C. Porto é a equipa portuguesa com melhor desempenho na Champions. Além do triunfo de 2003/04, os dragões atingiram outra meia-final, registando ainda sete presenças nos quartos de final e 13 nos oitavos, além das 23 participações na fase de grupos. O Benfica esteve 15 vezes na fase de grupos, quatro entre os últimos 16 e outras tantas nos derradeiros oito da competição. Já o Sporting só atingiu os oitavos uma vez (nove participações), enquanto Braga e Boavista jogaram a fase de grupos por duas vezes.