Águias precisam de voltar às vitórias para afastar o mau momento. Florentino de fora cria dúvidas no meio-campo.
Corpo do artigo
De volta ao campeonato, a deslocação do Benfica a Chaves é de extrema importância. Os encarnados chegam a esta partida numa situação que nunca tinham vivido esta temporada: duas derrotas seguidas. É urgente para as águias voltarem às vitórias para afastarem o mau momento e recuperarem alguma da confiança que pareceu ter-se perdido.
Chaves - Benfica, SPORT TV 1, SÁBADO, 18 HORAS
Diante do F. C. Porto, o Benfica teve muitas dificuldades em superar a pressão portista e criar chances claras de golo. A derrota afastou a possibilidade de aumentar a distância para os dragões para 13 pontos na liderança do campeonato, o que aumenta a exigência para a deslocação a Chaves, para evitar nova perda de pontos e criar dúvidas na conquista do título que, a certa altura, parecia muito bem encaminhado. Já contra o Inter de Milão, a derrota foi um balde de água fria nas aspirações na Liga dos Campeões. As águias parecem estar com os índices físicos abaixo do normal e com menos confiança. Agora, em Chaves, é obrigatório dar uma resposta para moralizar novamente a equipa.
Para o encontro em Trás-os-Montes, Roger Schmidt não vai poder contar com o castigado Florentino, o que levanta dúvidas no meio-campo. A opção mais provável, algo já visto esta época, é recuar Aursnes para o lado de Chiquinho e colocar David Neres na frente. Outra dúvida passa mesmo pelo setor ofensivo, uma vez que Rafa tem estado em baixo de forma e Gonçalo Guedes, recuperado de lesão, pode voltar para o onze.
No lado do Chaves, a formação de Vítor Campelos terá de estar na melhor forma para tentar fazer algo que ainda não conseguiu esta temporada: bater o pé a um "grande" em casa. Os flavienses perderam com F. C. Porto, Sporting, Braga e V. Guimarães. Aliás, o registo em casa é bastante negativo, uma vez que só venceram em três ocasiões e perderam sete vezes, mais uma do que fora de portas. Os flavienses pretendem contrariar essa tendência.
MELHOR
Melhor...
O Benfica não perdeu nos últimos cinco encontros com o Chaves, registo que dura desde 1997.
Na primeira volta, as águias venceram sem grandes dificuldades, goleando por 5-0.
Juninho Vieira leva dois golos nos últimos quatro jogos do Chaves e tem estado em bom plano.
Pior...
Desde a derrota com o Braga, em dezembro, que o Benfica não passava um jogo sem marcar um golo.
Rafa Silva está há quatro jogos sem marcar, a segunda pior série da temporada.
O Chaves soma três derrotas nos últimos quatro jogos em casa, tendo sofrido oito golos.
A figura em destaque
O colombiano tem estado em bom plano pelos azuis e brancos. Apesar de estar em fim de contrato e ainda ser incerto que continue no Dragão na próxima época, Matheus Uribe continua a somar boas exibições sob o comando de Sérgio Conceição. Ainda na semana passada, marcou o primeiro golo da vitória do F. C. Porto contra o Benfica e foi eleito o melhor jogador em campo. Marcar contra os rivais diretos já é algo habitual para o colombiano de 32 anos, uma vez que desde que está ao serviço dos dragões apontou três golos contra o Sporting e dois diante do Benfica.