Águias batem com clareza opositor pouco afoito. Pavlidis e bis de Amdouni valem subida ao primeiro lugar até à consoada, como Rui Costa pedira. Moral em alta para ida a Alvalade.
Corpo do artigo
Ao bater o Estoril de forma clara, o Benfica é o novo líder do campeonato e passa o Natal no lugar mais desejado, antes de visitar no domingo o Sporting. Pavlidis desfez o nulo, ainda na primeira parte, e Amdouni, que substituiu o avançado grego, bisou, garantindo uma vitória indiscutível e moralizadora.
Mesmo não tendo entrado bem e sem ter feito uma grande exibição, o Benfica fez o suficiente para bater o Estoril, que continua na metade inferior da tabela.
Com Otamendi e Florentino no banco, que foram substituídos por António Silva e Beste, respetivamente, a equipa encarnada, especialmente na primeira parte, não conseguiu desenvolver o futebol que mais aprecia. Trubin fez a primeira defesa mais complicada, mas, após um remate ao poste de Pavlidis, o Benfica ganhou ascendente e antes da meia hora fez o primeiro golo. Di María serviu o atacante grego na zona central e este, com um remate rasteiro fora da área, assinou o 1-0.
O golo serenou o Benfica, mas o recomeço do jogo ainda trouxe aflição às águias, quando o árbitro assinalou penálti para o Estoril, por alegada falta de Tomás Araújo sobre Fabrício. Mas, alertado pelo VAR, foi ver as imagens e mudou de ideias.
Foi uma espécie de aviso para o Benfica, que partiu para uma exibição mais consistente, justificando a vantagem e o triunfo.
A entrada de Amdouni revelou-se crucial para o avolumar do resultado. O avançado suíço, após um primeiro remate de Akturkoglu que Joel Robles defendeu de forma incompleta, recarregou com êxito, faturando três minutos após entrar.
O Estoril acusou muito este tento e Benfica, mais sereno, foi procurando aumentar o marcador. Provavelmente já a pensar no clássico de domingo em Alvalade, frente ao Sporting, Bruno Lage foi mexendo na equipa, dando algum descanso aos influentes Aursnes, Akturkoglu e Di María, este já na fase de compensação.
Com o Estoril rendido às evidências, o tempo extra ainda trouxe novo golo ao Benfica. Canto de Beste e Amdouni, num cabeceamento, a desviar para o 3-0.
A vontade manifestada no penúltimo fim de semana, na assembleia geral do clube, pelo presidente Rui Costa, de ver o Benfica passar o Natal em primeiro lugar, é uma realidade, mesmo que pelo meio tenha empatado com o AVS.