Vitória sobre o Nottingham Forest qualifica o Chelsea para a Champions. Equipa de Nuno Espírito Santo falha a liga milionária e vai à Liga Conferência.
Corpo do artigo
A última jornada da Premier League definiu as três vagas que estavam em aberto na corrida à Champions, garantidas por Manchester City, Chelsea e Newcastle, que se juntam ao campeão Liverpool e ao Arsenal, segundo classificado.
Após dois anos de ausência, o Chelsea vai voltar à liga milionária, tendo conseguido o apuramento graças à vitória deste domingo no estádio do Nottingham Forest (0-1), com assistência de Pedro Neto para o golo decisivo do defesa Colwill.
Ficou, assim, desfeito o sonho da equipa de Nuno Espírito Santo, que entrou para a derradeira partida com hipóteses de chegar à Champions ou à Liga Europa, mas acabou por ficar no sétimo posto, que dá acesso à Liga Conferência.
O Chelsea terminou no quarto lugar, atrás do Manchester City, que também confirmou o apuramento para a Liga dos Campeões com um triunfo seguro na visita ao Fulham, de Marco Silva (0-2, com golos de Gundogan e Haaland). Ruben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes foram titulares dos "cityzens", tal como o ex-portista Nico González.
O quinto posto, que este ano também vale a presença na Champions em função da liderança da Inglaterra no ranking da UEFA, foi garantido pelo Newcastle, apesar do desaire caseiro frente ao Everton (0-1). Os "magpies" beneficiaram da derrota do Aston Villa, que não foi capaz de pontuar em Old Trafford e terminou na sexta posição.
Bruno Fernandes em destaque
Nessa partida, o Manchester United afogou as mágoas da perda da final da Liga Europa e fechou o campeonato com uma rara vitória em casa (2-0), com Bruno Fernandes em destaque: o médio português assistiu Diallo para o primeiro golo dos "red devils" e entregou a bola a Christian Eriksen para este transformar o penálti que fechou o marcador.
Nos outros jogos da 38.ª jornada, o Wolverhampton, de Vítor Pereira, ficou-se por um empate em casa com o Brentford (1-1), e o Liverpool fez a festa do título em Anfield com uma igualdade perante o Crystal Palace (1-1). Mo Salah fez o único golo dos "reds" e terminou como melhor marcador da prova, com 29 golos, atrás de Mbappé e Gyokeres na corrida à Bota de Ouro europeia.
Depois de conquistar a Liga Europa, o Tottenham foi goleado em casa pelo Brighton (1-4), terminando num inacreditável 17.º lugar, o primeiro acima da linha de água (Southampton, Ipswich e Leicester foram despromovidos).