Portugal venceu a Chéquia, por 2-1, na estreia no Euro2024. Apesar do domínio evidenciado ao longo do encontro, a seleção nacional viu-se em desvantagem aos 62 minutos, repôs a igualdade pouco depois, graças a um autogolo, e chegou ao triunfo na compensação, com um golo de Francisco Conceição.
Corpo do artigo
Depois de uma primeira parte totalmente dominada por Portugal, à qual apenas faltaram os golos, o rumo do encontro não se alterou no reatamento, com a seleção nacional a carregar em busca de ganhar vantagem no marcador.
Porém, contra todas as previsões, a Chéquia acabaria por se adiantar no marcador aos 62 minutos, por Provod, com um remate colocadíssimo, à entrada da grande área lusa, sem hipóteses de defesa para Diogo Costa.
A resposta portuguesa surgiu sete minutos depois, num lance confuso e de grande infelicidade para Hranac, que acabou por fazer autogolo. O resultado voltava à estaca zero, com 20 minutos ainda por se jogar.
Portugal não abrandou o ritmo e quase operou a reviravolta aos 72 minutos, quando Bernardo Silva rematou, forte, para boa defesa de Stanek. Cinco minutos depois, o guardião checo voltou a evidenciar-se com uma intervenção complicada, a remate de Vitinha.
À entrada dos últimos dez minutos, a Chéquia voltou a ameaçar a baliza portuguesa, num remate de Soucek, à entrada área, que passou perto do poste. A quatro minutos dos 90, Diogo Jota ainda festejou o 2-1, mas o lance foi anulado por fora de jogo de Cristiano Ronaldo.
Porém, Portugal haveria mesmo por chegar à vitória, com um golo de Francisco Conceição, em tempo de compensação.
Portugal volta à ação no próximo sábado, para defrontar a Turquia, que hoje derrotou a Geórgia, por 3-1. A partida arranca às 17 horas portuguesas, no Signal Iduna Park, em Dortmund.