A inesperada morte de Diogo Jota e do irmão André Silva num acidente em Espanha deixou o futebol em choque. O avançado do Liverpool e da seleção portuguesa era admirado pelo talento e pela humanidade. Clubes, personalidades e fãs prestam homenagens emocionadas.
Corpo do artigo
Personalidades do futebol e fãs de todo o mundo estão em choque e em profundo luto após a inesperada morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva num acidente rodoviário em Espanha. O avançado do Liverpool e da seleção portuguesa, conhecido não só pelo seu talento mas também pela alegria e humanidade que transmitia dentro e fora de campo, deixa uma enorme lacuna no futebol.
Jamie Carragher, lenda do Liverpool, manifestou-se no Instagram dizendo estar “absolutamente devastado” pela triste notícia e enviou pensamentos para a esposa de Jota, Rute, e para os três filhos do casal. Gary Neville, antigo defesa do Manchester United e comentador, descreveu a notícia como “de partir o coração” e enviou “todo o amor e melhores desejos” à família. O apresentador Piers Morgan, adepto do Arsenal, falou numa “notícia desesperadamente triste”, recordando que Jota tinha casado há apenas duas semanas.
Stan Collymore, antigo avançado do Liverpool, destacou o sentimento “profundo de choque, tristeza e incredulidade” perante a perda do jovem jogador, recém-casado. Vinny O’Connor, da Sky Sports, salientou que Jota era “um rapaz adorável e genuíno” e que o seu entusiasmo e amor pelo futebol eram imensos.
Alan Shearer considerou a notícia “desoladora”. David Seaman, ex-guarda-redes de Inglaterra, enviou as suas condolências mais profundas. Iker Casillas, ícone do Real Madrid, e Pepe, ex-jogador do Real Madrid e Portugal, lamentaram a perda prematura, destacando o vazio que Jota e André deixam no futebol. Chris Kamara, Stephen Bunting, Ashley Young e Fernando Santos, antigo selecionador português, também expressaram a sua tristeza.
O Manchester United publicou um tweet com “as nossas mais profundas condolências para os familiares de Diogo Jota e André Silva e todos ligados ao Liverpool FC”. O Everton afirmou estar “devastado” e enviou pensamentos e condolências à família. O Manchester City expressou choque e tristeza e enviou “as mais sentidas condolências” a todos os próximos de Jota. Arsenal e Chelsea também manifestaram pesar pela tragédia. O Liverpool emitiu um comunicado oficial, pedindo respeito pela privacidade da família, amigos, companheiros e funcionários do clube, enquanto reafirma o seu apoio total a todos os afetados por esta perda irreparável.
David De Gea falou sobre a “crueldade da vida” e Rio Ferdinand afirmou que a perda era “absolutamente de partir o coração”, enviando pensamentos e orações às famílias e amigos. Rafael Nadal, antigo tenista espanhol, lamentou a morte de Diogo Jota: "Que notícia tão triste e dolorosa. Todo o meu carinho, afeto e apoio para a sua mulher, filhos, familiares e amigos neste momento tão difícil. Descansem em paz, Diogo Jota e André Silva.
"Jogador fantástico"
O alemão Jürgen Klopp, treinador que contratou Diogo Jota para o Liverpool, disse hoje estar destroçado pela morte do futebolista português, “um jogador fantástico” e “um grande amigo”, cuja ausência será muito sentida.
“Este é um momento com o qual tenho dificuldade em lidar. Tem de haver um propósito maior, mas não consigo vê-lo”, começa por escrever o histórico treinador dos ‘reds’ numa publicação nas redes sociais. “Estou destroçado por saber da morte de Diogo e do seu irmão André. O Diogo não era apenas um jogador fantástico, mas também um grande amigo, e um marido e pai afetuoso e atento. Sentiremos tanto a tua falta”, assume o técnico de 57 anos.
Klopp dedica ainda palavras à mulher de Diogo Jota, Rute, aos seus três filhos, família e amigos “e a todos os que amavam” os dois irmãos. “Descansa em paz”, conclui na publicação ilustrada com fotografias em que aparece com o internacional português.
UEFA decreta dois dias de luto
A UEFA decretou dois dias de luto pela morte de Diogo Jota e na partida desta quinta-feira entre Espanha e Portugal, do Europeu de futebol feminino, será cumprido um minuto de silêncio.
Deixarão muitas saudades
Gianni Infantino, presidente da FIFA, lamentou a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva: "Foi com profunda consternação que soube do trágico falecimento do Diogo Jota e do seu irmão, André Silva. Com apenas 28 anos, o Diogo teve uma carreira fantástica e tinha muitos e bons anos à sua frente, enquanto o seu irmão André estava a prosperar no FC Penafiel. Deixarão muitas saudades a todos os que os conheciam e a toda a comunidade futebolística mundial.
Em nome da FIFA e de toda a família do futebol, apresento as minhas mais sentidas condolências à família e amigos, e a todos no Liverpool FC, no FC Penafiel e na Federação Portuguesa de Futebol. Que descansem em paz".