A ciclista Celina Carpinteiro (Ouribike/Ouriquense) sagrou-se este domingo campeã de Portugal de fundo na categoria de elite, nos campeonatos nacionais de estrada que terminam em Pataias, Alcobaça.
Corpo do artigo
A vitória foi discutida ao "sprint", com Celina Carpinteiro a ser a mais rápida no final de 61 quilómetros, batendo Ester Alves (Lointek) e Mónica Magro (Maxigym/Medida Única).
As três ciclistas cruzaram a meta com o tempo de 1:50.31 horas, rodando à média de 33,117 km/h.
Em juniores, o título nacional de fundo foi conquistado por Ana Azenha (seleção nacional de Pista/Liberty Seguros), que, à semelhança do sucedido em elites, também ganhou a prova ao "sprint".
Ana Azenha superou sobre a meta Daniela Reis (ACD Milharado), tendo ambas percorrido os 48,8 quilómetros em 1:29.31 minutos.
Em terceiro ficou Susana Conceição (ACD Milharado), a 32 segundos do duo da frente.
A cadete Marisa Santos venceu destacada a sua categoria, ao terminar os 36,6 quilómetros em 1:07.07 horas, com Célia Vieira (UC Leiria/Plastidom) a terminar em segundo, a 18 segundos. A terceira foi Lia Neves (Galitos/Ciclismo 1094-Slowdown), também a 18 segundos.
César Martingim (CC José Maria Nicolau) conquistou o título nacional de fundo em cadetes masculinos, em 2:04.11 horas, impondo-se ao "sprint" na prova de 73,2 quilómetros a David Ribeiro (CC Avidos/Metalização A. Lemos) e João Pereira (EC Carlos Carvalho).