
Adeptos do F. C. Porto acenderam várias tochas, que levaram à interrupção do clássico durante alguns minutos
Foto: Miguel Pereira
F. C. Porto sancionado pelo comportamento incorreto do público, incluindo o arremesso de uma camisola do Atlético de Madrid a Morten Hjulmand.
O Conselho de Disciplina da FPF aplicou ao F. C. Porto multas relativas ao clássico com o Sporting, com um valor total de cerca de 35 mil euros. Um dos casos relatados relaciona-se com a camisola do Atlético de Madrid atirada a Hjulmand, capitão dos leões.
A maior penalização aplicada aos azuis e brancos, de 10.200 euros, relaciona-se com "arremesso de objeto sem reflexo no jogo". "Ao longo de todo o jogo foram arremessados em direção ao banco de suplentes ocupado pelo Sporting, os seguintes objetos: hastes plásticas das bandeiras distribuídas pelas bancadas, copos de plástico, isqueiros e/ou garrafas de água provenientes da bancada poente, setor 32, ocupada integralmente por adeptos do FC Porto", pode ler-se no mapa de castigos do Conselho de Disciplina.
"Na recolha aos balneários, após término do aquecimento, pelas 20.30 horas, junto à manga de acesso ao relvado, adeptos do F. C. Porto posicionados na bancada próxima arremessaram em direção ao jogador Morten Hjulmand uma camisola do Atlético de Madrid", diz ainda o documento, conforme relatado pelo delegado da Liga.
No que diz respeito a "comportamento incorreto do público" e "inobservância de outros deveres", o F. C. Porto foi multado em 8925 e 6375 euros, respetivamente, pela entrada e deflagração no Estádio do Dragão de 33 engenhos, entre tochas, potes de fumo e petardos, assim como a exibição de tarjas insultuosas dirigidas a Frederico Varandas: "Se chamar bandido não é crime, dizer que o Varandas é um filho da p... é um elogio".
Ainda sobre o comportamento dos adeptos, os dragões levaram outra multa, de 1084 euros, por cânticos insultuosos para o Sporting, Frederico Varandas e o guarda-redes Rui Silva.

