Clássico entre F. C. Porto e Benfica na final da Taça Hugo dos Santos em basquetebol
F. C. Porto e Benfica vão discutir, este domingo, a final da Taça Hugo dos Santos, em basquetebol. Hoje, os portistas afastaram a Oliveirense e as águias eliminaram o Sporting, nas meias-finais da prova, que se realiza em Gondomar.
Corpo do artigo
A primeira meia-final do dia andou longe de deslumbrar, no que à qualidade de jogo diz respeito, mas cumpriu com a premissa do equilíbrio. A primeira parte teve poucos pontos, com o F. C. Porto a ir para o intervalo a vencer por 32-25, vantagem que a Oliveirense anulou no terceiro parcial, que fechou na frente (50-47).
No entanto, os dragões recuperaram o ímpeto no último período, dobrando os pontos do adversário, o que lhes garantiu o triunfo por 71-62. Anthony Barber destacou-se nos portistas com 21 pontos, seis ressaltos e cinco assistências, enquanto Darius Carter assinou um duplo-duplo (15 pontos e 10 ressaltos) na Oliveirense.
O dérbi entre Sporting e Benfica, da segunda semifinal, teve contornos idênticos. Num duelo muito intenso, com várias bolas disputadas até ao limite, nenhuma das equipas mostrou índices de eficácia de lançamento de que se possa verdadeiramente orgulhar.
Ainda assim, as águias pareciam ter a situação controlada à entrada do quarto período (61-51), perante um adversário desfalcado, que ia dando alguns sinais de desgaste físico, mas os leões, briosos, foram capazes de encostar no marcador (67-66), a quatro minutos do fim.
Experiente, o Benfica não desmoronou no seu pior momento no jogo e acabou por carimbar o triunfo, por 73-66, com Ben Romdhane, com 15 pontos, a ser o melhor marcador da partida.
A final da Taça Hugo dos Santos joga-se este domingo, em Gondomar, a partir das 16.30 horas.