
Aboubakar
Fábio Poço/Global Imagens
Aí está o primeiro clássico da Liga 2015/16. O Dragão vai encher (19.15 horas, SportTV1) para o duelo entre F. C. Porto e Benfica, que marca a estreia de Maxi Pereira como rival das águias e no qual Julen Lopetegui procura o primeiro sucesso frente ao principal adversário.
Aboubakar e Jonas são a grande esperança dos adeptos de F. C. Porto e Benfica. De pé (e cabeça) quente neste início de época, os pontas de lança lideram a lista de melhores marcadores, com vantagem para os cinco golos do benfiquista, contra os quatro do camaronês. A sondagem Termómetro Desportivo JN reflete isso mesmo: questionados sobre quem decidirá a partida em caso de sucesso dos respetivos clubes, portistas e benfiquistas não hesitaram: 37% dos dragões apostam todas as fichas em Aboubakar, valor um pouco mais alto do que os 31,8% que depositam em Jonas a chave do sucesso do Benfica. Os avançados são seguidos pelos criativos: Brahimi é a grande esperança de 28,6% dos portistas e Gaitán - que travará, certamente, um duelo de alta voltagem com o antigo companheiro, Maxi Pereira - reúne a preferência de 27,8%.
O clássico de logo é a terceira oportunidade para Julen Lopetegui se estrear a vencer o Benfica, depois de uma derrota (0-2, em casa) e de um nulo na Luz em 2014/15. O espanhol deve promover os regressos de Marcano, Imbula e Tello à titularidade, enquanto Rui Vitória, que vive o primeiro clássico como treinador do Benfica, aposta na continuidade e deve escolher o mesmo onze que bateu o Astana na Champions.
* COM NORBERTO A. LOPES E LUÍS ANTUNES
