O Deportivo Riestra, da 1.ª Liga da Argentina, explica que a estreia do influencer Iván Buhajeruk tratou-se de uma ação de marketing, com o objetivo de captar a atenção dos jovens, cada vez mais influenciados pelas redes sociais. O caso gerou polémica e o clube pediu agora desculpas pela decisão.
Corpo do artigo
Iván Buhajeruk, conhecido como Spreen, tem 24 anos e nunca foi jogador de futebol, mas teve a oportunidade de jogar durante um minuto pela equipa num jogo da liga argentina, diante do Vélez Sarsfield. O objetivo do clube foi "atrair novos públicos", até porque o influencer tem mais de 17 milhões de seguidores nas redes sociais.
Os responsáveis do Deportivo Riestra desculparam-se pela "ação de marketing", que motivou inúmeras reações negativas. "Infelizmente, esta ação de marketing gerou muitas opiniões negativas. Queremos apresentar as nossas mais sinceras desculpas", anunciou o clube, em comunicado.
O emblema argentino até citou o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, que já mostrou preocupação com o pouco interesse dos jovens pelo futebol, garantindo que a intenção de incluir Spreen no jogo era apenas a de "captar as novas gerações que hoje são movidas pelas redes sociais a partir de influenciadores".
O episódio motivou fortes críticas de dirigentes, treinadores e jogadores e o Comité de Ética da Associação do Futebol Argentino (AFA) já abriu uma investigação.