O nome de Pedro Proença, atual líder da Liga, foi, esta quarta-feira, ao que o JN apurou, apontado por inúmeros clubes reunidos na cimeira dos presidentes, que também juntou os lideres das SAD das duas Ligas, como a figura melhor posicionada para assumir a candidatura à liderança da FPF.
Corpo do artigo
Num encontro, à porta fechada, os líderes da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal SABSEG, enquadraram a relevância de um compromisso no cenário eleitoral que se avizinha na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e apoiaram o nome de Pedro Proença, sabe o JN, como a figura melhor posicionada, para assumir a liderança do futebol português.
Paulo Lopo, número um da SAD do Estrela da Amadora, assumiu mesmo, à saída do encontro, que aquela eventualidade seria “excelente para a Federação, mas uma má notícia para a Liga".
Os desafios de futuro que se colocam ao futebol português estiveram em discussão, num encontro que contou também com a presença de Aleksander Ceferin, líder da UEFA.
Numa conferência de imprensa, o presidente da Liga relembrou que "a redução da taxa do IVA, IRS, IRC" e "a capacidade de voltar a mexer no decreto lei que define a chave de repartição das apostas desportivas" são fundamentais para o panorama desportivo nacional.
O responsável lembrou que é necessário uma "redução de custos" de contexto para quem compete. E assumiu ser seu desejo encontra-se o mais rapidamente possível com o novo responsável pela tutela.
Aleksander Ceferin, o número um da UEFA, marcou presença à distância (via vídeo) no encontro, que decorre em Coimbra. Elogiou Pedro Proença, atual presidente das ligas europeias, que, no seu entender, permitirá o fortalecimento da cooperação entre a UEFA e as ligas nacionais e pediu o reforço da união contra os envolvidos na ideia da Superliga.
"Devemos permanecer atentos perante as ameaças ainda colocadas pelos defensores da Superliga. O momento representa uma oportunidade para demonstrar aos que pretendem minar a pirâmide do futebol que todos estão mais unidos do que nunca", destacou o dirigente da UEFA.