Liga deu como certa a abertura dos estádios para "33% da lotação", mas o Governo negou e a uma semana do início da época 2021/22, e a três do arranque do campeonato, não há ainda decisão.
Corpo do artigo
O comunicado da Liga de Clubes a anunciar o regresso dos adeptos aos estádios parecia convincente, mas logo o Governo refreou o entusiasmo. Afinal, não estava nada definido, apesar das conversas nesse sentido, e uma semana depois continua a indefinição sobre se os jogos voltarão a ter público já a partir do início de 2021/22. A uma semana do arranque oficial, com a Taça da Liga, os clubes não têm respostas, logo não podem preparar-se para receber adeptos, o que não acontece desde março de 2020.
Não que os adeptos estejam contra as precauções governamentais - 56% deles acreditam, até, que ainda não há condições para voltarem aos estádios -, o problema é que a indefinição atrapalha o planeamento dos clubes, não só no que diz respeito à provável logística que esse eventual regresso implicará, mas também devido aos prejuízos financeiros inerentes a jogar à porta fechada, que, segundo previsões da Liga de Clubes, podem ter ultrapassado os 200 milhões de euros na época passada. Ao JN, vários clubes partilharam o sentimento de apreensão e lamentaram a falta de certezas e respostas: "Esperamos indicações", atiram.
No tal comunicado, a Liga anunciou que "as competições profissionais arrancarão com a possibilidade de 33% de lotação dos recintos, devendo os titulares de ingresso apresentar certificado digital covid-19 que comprove vacinação completa, teste negativo nas 48 horas anteriores ou verificação de cura até 180", acrescentando que "as regras e condições de acesso do público aos estádios" seriam publicadas "brevemente". Depois, não houve mais desenvolvimentos, sendo que para hoje está marcado um Conselho de Ministros que pode trazer novidades. Contudo, ao JN, João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, não esclareceu se tal acontecerá.
Certo é que o campeonato começa daqui a três semanas e o tempo para dotar os estádios de todas as medidas de segurança a exigir pelo Governo escasseia. Isto, claro, se se confirmar o regresso do público às bancadas.
Outros casos
Espanha
La Liga já ouviu a aprovação do Governo
Depois de uma época inteira sempre à porta fechada, a liga espanhola voltará a ter adeptos nos estádios logo a partir do primeiro dia. A confirmação veio do Ministério da Saúde e caberá a cada comunidade autónoma garantir que as regras sejam cumpridas.
Inglaterra
Estádios cheios logo desde o início
Seguindo o exemplo da final do Campeonato da Europa, também a Premier League vai ter os estádios cheios desde a primeira jornada. O Governo, liderado por Boris Johnson, anunciou o fim das restrições à presença dos adeptos a partir de 19 de julho.
Itália
Clubes querem mais do que 25% da lotação
No Calcio, a expectativa é que os estádios tenham 25% da lotação preenchida logo desde o início do campeonato. De Laurentiis, presidente do Nápoles, quer os estádios cheios.