Clubes distritais gerem as redes sociais como se fossem profissionais
Emblemas da A. F. Porto encaram o mundo digital de uma forma cada vez mais série e alguns têm muitos milhares de seguidores.
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Não é só na organização interna, a nível técnico, ou das infraestruturas, que os clubes do futebol distrital têm evoluído. O que se tem verificado na Associação de Futebol do Porto (AFP) é que a comunicação e a gestão das redes sociais têm acompanhado a evolução dos tempos. Muitos clubes fazem antevisões dos jogos, acompanham-nos ao minuto, colocam os onzes nas plataformas digitais, outros até transmitem via streaming, e no final dão voz aos treinadores tal como se trabalha no futebol profissional. E para isso contam com gestores.
Além do Varziela, com mais de 148 mil seguidores no Facebook e mais de 5200 no Instagram, há outros fenómenos a ter em conta nos quatro escalões distritais. Como o Leça com 14 mil segudores no Facebook e mais 14 400 no Instagram, o Coimbrões (19 mil mais 4700) e o Avintes (6500 mais 16 300) entre os 145 clubes da AFP. “A comunicação é vista como uma questão primordial pela SAD do Leça. A divulgação e a forma como comunicamos com os adeptos e a comunidade é fundamental e é uma questão que está sempre debaixo de olho dos dirigentes”, justifica Inês Pereira, gestora das redes sociais do clube de Leça da Palmeira, ao JN.