Clubes europeus querem antecipar início do Mundial do Qatar para abril de 2022
A Associação Europeia de Clubes de futebol quer que a FIFA antecipe o Mundial do Qatar, em 2022, para o mês de abril, declarou, esta quarta-feira, o secretário-geral da entidade e administrador executivo do Bayern Munique, Karl-Heinz Rummenigge.
Corpo do artigo
Uma "task force" da FIFA vai reunir-se na próxima semana em Zurique (Suíça) para investigar a possibilidade de mudar a data do torneio - habitualmente em junho e julho -, devido a receios quanto às altas temperaturas de verão no Qatar.
A FIFA e a UEFA querem que o torneio se realize no inverno do hemisfério Norte, mas Rummenigge, o secretário-geral da Associação Europeia de Clubes (ECA), acha que se deve realizar na primavera.
"Neste momento há duas propostas em cima da mesa: a proposta da FIFA é novembro e a da UEFA é janeiro. A nossa proposta é um pouco diferente", declarou Rummenige ao jornal inglês The Times.
De acordo com o responsável da ECA, a análise feita pela associação indica que "a melhor opção é começar o Mundial em finais de abril para que acabe em maio".
"Ainda estará quente, mas no máximo teremos qualquer coisa como 35 graus Celsius. Se jogarmos ao início da noite, a partir das 19 às 21.30 (hora do Qatar) são 19.30 no centro da Europa, 18.30 no Reino Unido", acrescentou.
Rummenige considera, assim, que não há problema "de todos os pontos de vista", pelo que vai apresentar essa proposta à "task force" da FIFA a 3 de novembro.