Benfica, no pote 1, e F. C. Porto, no pote 2, têm lugar garantido no sorteio da fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. Se o Sporting de Braga também lá chegar, integrará o pote 3.
Corpo do artigo
Com a atual temporada a caminhar para o seu final, começam a delinear-se algumas linhas orientadoras que os clubes terão certamente em conta na hora de planear a nova época que se aproxima.
Para aqueles que se apuraram para as competições europeias é importante perceber em que condições as vão disputar.
O Benfica, que se sagrou campeão nacional na última semana, tem lugar garantido no pote 1 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o F. C. Porto integrará sempre o pote 2, independentemente do desfecho da final da Champions que irá opor o Manchester City ao Inter Milão.
Até ver, as águias integram o pote 1 ao lado de Manchester City, Barcelona, Nápoles, Bayern Munique e PSG, estando ainda duas vagas em aberto, destinadas aos vencedores da Liga Europa (Roma ou Sevilha) e da Liga dos Campeões. No caso da Champions, se o City a conquistar abre uma vaga no pote 1 ao campeão da Liga neerlandesa, o Feyenoord. Caso seja o Inter a vencer a final de Istambul, garante um lugar no pote principal e atira o campeão dos Países Baixos para o pote 3.
No pote 2, o F. C. Porto tem a companhia de Real Madrid, Manchester United, Borussia Dortmund, Altético de Madrid, Leipzig e Arsenal. A restante vaga pode ser ocupada pelo Inter, caso perca a final da Champions, ou pelos ucranianos do Shakhtar Donetsk, se os milaneses conquistarem a liga milionária esta época.
Sporting de Braga corre pelo pote 3
A Benfica e F. C. Porto pode juntar-se, na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, o Sporting de Braga, que terminou a última Liga portuguesa na terceira posição.
Para o conseguir terá de superar a 3.ª pré-eliminatória e o play-off de acesso à prova, à semelhança, por exemplo, do que as águias fizeram esta época.
Caso sejam bem-sucedidos, os bracarenses serão integrados no pote 3 do sorteio, onde estão garantidos o Salzburgo, o AC Milan, a Lazio e o Estrela Vermelha.
Os restantes integrantes serão conhecidos após ficarem concluídas as fases de qualificação para a fase de grupos da Champions, enquanto o já citado Feyenoord aguarda pelo desfecho da final deste ano para saber integrará o pote 1 ou o pote 3.
Um pote 4 mais forte do que é habitual
O pote 4 não terá qualquer representante português e pode tornar-se numa grande dor de cabeça para os cabeças de série na hora de se definirem os grupos.
Em 2023/2024, ele contará com um representante da Liga inglesa, o novo-rico Newcastle, um da Liga espanhola, a Real Sociedad, um da Liga alemã, o Union Berlim, e um da Liga francesa, o Lens.
Ao quarteto junta-se o Celtic, campeão escocês, podendo ainda lá chegar clubes como o Galatasaray, vencedor da Liga turca, o Copenhaga, que conquistou o título na Dinamarca, ou o campeão grego AEK de Atenas, caso superem o play-off de acesso à fase de grupos.