Capitão evita derrota comprometedora frente ao Midtjylland no último lance da partida. Alvalade assobiou no fim a equipa, que atravessa um momento de enorme instabilidade.
Corpo do artigo
A crise tarda em largar o Sporting e, após uma derrota decionante frente ao F. C. Porto no campeonato, quase teve (1-1) um amargo de boca frente ao Midtjylland, na primeira mão do play-off da Liga Europa, o que provocou no fim uma onda de assobios.
O conjunto dinamarquês marcou aos 77 minutos, o espetro de uma derrota humilhante pairou, porém Coates salvou a honra dos leões, no último lance do encontro, ao concretizar de cabeça o golo do empate. A contestação é cada vez maior, um cenário pouco visto na era Ruben Amorim, embora a passagem aos oitavo de final não esteja comprometida. Apesar do resultado ter ficado muito aquém das expectativas, o Sporting mostrou ser melhor tecnicamente, porém faltou alma, intensidade, e sobretudo capacidade psicológica de ultrapassar os últimos maus resultados.
Com cinco mudanças no onze, o treinador mostrou que a Liga Europa não estará entre os principais objetivos na época, apesar da equipa ter falhado a hipótese de vencer troféus internos. A primeira parte foi disputada a um ritmo lento e o Midtjylland reuniu as primeiras oportunidades perante um conjunto português apático a defender e pouco articulado no ataque, que só acordou à passagem dos 30 minutos. Arthur Gomes falhou o golo por pouco, depois de chegar atrasado a um cruzamento de Edwards, e Pedro Gonçalves teve também duas boas chances.
O Sporting entrou com mais energia e mais movimentação na segunda parte, Paulinho teve um golo bem anulado, mas face à pouca eficácia, Amorim introduziu pesos pesados, como Bellerín e Trincão. No entanto, o jogo arrastava-se sem lances de rasgo.
A 15 minutos do fim, Adán gelou Alvalade ao facilitar no golo do Midtjylland: um mau passe permitiu a Ashour fazer o golo. A correr contra o tempo, o Sporting lutou, mas sem clarividência, ainda assim o capitão Coates voltou a impor-se num momento de enorme delicadeza no reino do leão.